Visitas de estudo, para que vos quero?
Quando, no inicio do ano informamos as famílias que iremos fazer visitas de estudo durante todo o ano e uma vez por mês, temos como objetivo principal proporcionar às nossas crianças contacto com a cultura, as várias linguagem e ambientes onde , por serem diferentes dos ambientes a que as crianças estão habituadas fazem com que elas se habituem a querer conhecer outras coisas, queriam alargar os seus horizontes , sejam observadores do seu próprio meio e o queiram melhorar.
de acordo com as OCEPE( Orientações Curriculares ) e passo a citar : "Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interação com o mundo que os rodeia. Ao iniciar a educação pré-escolar, a criança já sabe muitas coisas e construiu algumas ideias não só sobre o mundo social e natural envolvente, mas também sobre o modo como se usam e para que servem objetos, instrumentos e máquinas do seu quotidiano.
A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. A criança deve ser encorajada a construir as suas teorias e conhecimento acerca do mundo que a rodeia."
É para isto que nos propomos a realizar as visitas de estudo. Quando depois regressamos à escola , vamos combinar o que vamos contar e mostrar às famílias do que aprendemos com as visitas que realizamos.
Fizemos a visita ao Centro de Ciência Viva em Sintra e aprendemos como nascem as rãs... aprendemos que a água é fundamental para vivermos, aprendemos que a água faz mover as noras ... Descobrimos que se podem fazer obras de arte apenas utilizando o lixo de plástico que fazemos e que o artista Ricardo Nicolau de Almeida recolheu nas praias de Portugal.
Tanto conhecimento que foi connosco partilhado e que depois já na sala temos a oportunidade de conversar.
Assim se constrói o Conhecimento e se nos é permitido reconstruir a Cultura através do nosso olhar e daquilo que apreendemos ao ver outras coisas que não temos acesso no nosso dia à dia.