Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 19.06.22

Visita dos nossos correspondentes.

Finalmente o grande dia chegou e foi um dia bastante preenchido. Começámos por apresentar o teatro de marionetas do Capuchinho Vermelho.

IMG-20220616-WA001611

Depois ouvimos a comunicação de um projeto sobre os vulcões e tivemos oportunidade de aprender sobre como são os vulcões. 

IMG-20220616-WA001311

Almoçámos em conjunto .

IMG-20220616-WA000411

Trocámos presentes.

IMG2022061514230511

Brincámos em conjunto e o dia chegou ao fim.

Porque é tão significativo este trabalho de correspondência, de troca de produtos culturais ?

  • Porque ajuda as crianças a compreenderem que existem outros que numa comunidade distante também têm os mesmos interesses, que trabalham de modo idêntico.
  • Amplia a herança cultural emancipando crianças e jovens  na sua partilha e reconstrução ;
  • Clarifica as funções da aprendizagem escolar ampliando e dando-lhes significação;
  • Permite dar coerência entre o trabalho humano ( cientifico, criativo ou manual)  e o trabalho da escola;
  •  Assume o carácter narrativo, da aprendizagem;
  •  Objetiva a coesão comunitária;
  • Confere dimensão ética à aprendizagem;
  • Promove a responsabilidade do sentido de pertença.

Assumimos que se aprende mais e melhor se,  na organização do nosso trabalho, dedicarmos um tempo a esta troca e partilha de produtos culturais, pois o trabalho de aprendizagem necessita sempre de espaços de cooperação e comunicação.

Manuela Guedes