Visita dos nossos correspondentes.
Finalmente o grande dia chegou e foi um dia bastante preenchido. Começámos por apresentar o teatro de marionetas do Capuchinho Vermelho.
Depois ouvimos a comunicação de um projeto sobre os vulcões e tivemos oportunidade de aprender sobre como são os vulcões.
Almoçámos em conjunto .
Trocámos presentes.
Brincámos em conjunto e o dia chegou ao fim.
Porque é tão significativo este trabalho de correspondência, de troca de produtos culturais ?
- Porque ajuda as crianças a compreenderem que existem outros que numa comunidade distante também têm os mesmos interesses, que trabalham de modo idêntico.
- Amplia a herança cultural emancipando crianças e jovens na sua partilha e reconstrução ;
- Clarifica as funções da aprendizagem escolar ampliando e dando-lhes significação;
- Permite dar coerência entre o trabalho humano ( cientifico, criativo ou manual) e o trabalho da escola;
- Assume o carácter narrativo, da aprendizagem;
- Objetiva a coesão comunitária;
- Confere dimensão ética à aprendizagem;
- Promove a responsabilidade do sentido de pertença.
Assumimos que se aprende mais e melhor se, na organização do nosso trabalho, dedicarmos um tempo a esta troca e partilha de produtos culturais, pois o trabalho de aprendizagem necessita sempre de espaços de cooperação e comunicação.
Manuela Guedes