Visita de estudo: para que servem?
Sair, do jardim de infância para conhecer o mundo... é uma das atividades que aqui realizamos e que nos dá maior gozo, pois como educadoras compreendemos a importância que estas visitas têm para os nossos meninos. Pelas visitas de estudo alargamos horizontes, conhecemos outras realidades, descobrimos que existe muito para conhecer para além do que contactamos no nosso dia à dia.
Efetivamente, quando procuramos que neste jardim de infância se realize pelo menos uma visita por mês, é porque acreditamos que estamos a abrir para as nossas crianças, uma janela para o mundo.
O acesso à cultura é uma das missões da escola, sem a cultura a escola não passa de um lugar vazio, sem sentido onde o que se fala cá dentro, não tem lugar lá fora, porque está distante e pouco acessível.
Quando, no século passado, a Escola passou a ser um lugar para todos, alterou-se o paradigma de uma escola de elite, só para alguns, para uma escola para todas as crianças e jovens. Sendo assim, esta escola em que acreditamos é seguramente um lugar onde em cada dia se trabalha para as nossas crianças possam construir conhecimento e cultura. e isso só se faz se todos pudermos ter acesso ao que de melhor se faz no mundo...
Quando visitamos uma exposição de pintura ou uma galeria de arte, estamos a promover junto das crianças uma forma de olhar o mundo pelos olhos de outros, educamos a sensibilidade, estimulamos a criatividade e seguramente criamos em cada um gosto pelo belo.
Educar o olhar ... para descobrir o muito que existe dentro de cada um... Para, sermos adultos felizes e equilibrados temos que ir criando, cultivando o nosso mundo interior... é esse que nos diferencia dos demais... e isso só se faz se tivermos acesso aos múltiplos olhares dos outros...
Descobrir o mundo...pelo olhar, pelo som,,,pelo tacto...
Descobrir...Experimentar para saber... foi este o mote da visita ao Pavilhão do Conhecimento