Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 16.02.20

Teatro com imanes... Uma ideia da Maria

A M trouxe para sala, no momento de mostrar e contar, um pequeno teatro com imanes e logo decidims que tambem gostaríamos de ter um. A A. foi a menina que ficou responsável por fazer o teatro. Com mais alguns amigos foram fazer as personagens da história do Capuchinho Vermelho.

DSCN139811.jpg

Pintaram o cenário e no dia combinádo ( tarde de segunda feira) apresentaram o projeto aos colegas da  sala.

DSCN1405.JPG

DSCN1482.JPG

Que tempo é este que existe na minha agenda semanal  e que ue tem como objetivo trazer para dentro da sala a momentos de cultura que existem no nosso dia à dia?

São  momentos, a que chamamos de animação  cultural e que permitemqueas crianças se apropriem das várias formas de divulgação e partilha dos seus trabalhos.

"Mas os produtos sociais e culturais tipificados a que vimos aludindo, enquanto atividade curricular fundamental, perderiam a sua significação se não pudessem circular na turma, na escola e na comunidade como objetos de partilha, de solidariedade e de coesão comunitária (Niza, 2001, p. 406)"

 

Estes momentos de animação cultural são alimentados pelas produções das crianças e também pelo seu desejo de conhecer mais, envolvem também a vinda de convidados à sala. as idas à biblioteca e o trabalho planeado a partir da leitua de um livro ou ainda pela realização de um momento dedicado à cultura alimentar ou mais vulgarmente falando, a culinária. Todas estas atividades relizadas tem como principal objetivo trazer para a vida da escola as coisas da vida, hábitos e costumes que nos identificam enquanto cultura.

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.