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100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

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Dom | 20.01.19

Rimas com o nosso nome

Estivemos a fazer rimas com o nosso nome para enviar aos nossos correspondentes. não foi um trabalho facil pois temos nomes cuja a rima é dificil. Tivemos que ir ver ao dicionário e a Manuela teve que ajudar. 

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Ler é compreender. Todavia, para aceder à compreensão, é necessário dominar o código alfabético (as letras são entidades abstractas que codificam os sons da fala, por isso falamos em código), e ser capaz de reconhecer as palavras escritas de forma rápida e eficaz. Reconhecer uma palavra escrita, não é simplesmente encontrar a forma de a pronunciar, é atribuir-lhe um sentido. Assim, a compreensão do que é lido depende, em larga medida, do nível de desenvolvimento da linguagem oral. Em suma, como competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita temos:
a) Um bom desenvolvimento da linguagem oral, tanto ao nível compreensivo como expressivo;
b) A aquisição de uma consciência clara da relação entre linguagem oral e a linguagem escrita;

c) Domínio de um certo nível de habilidades metalinguísticas ou de reflexão sobre as unidades da fala: palavras, sílabas e letras (Castles & Coltheart, 2004; Viana, 2002a; Snow, Burns & Griffin, 1998, Adams, 1994)
A investigação actual sobre o acesso à leitura mostra-nos também que as competências metalinguísticas não se desenvolvem espontaneamente em contacto com a língua oral, sendo necessário submeter a criança a tarefas em que tenha que descobestrutura segmental da língua; quanto mais a criança reflectir sobre unidades da língua, melhor preparada ficará para ler.