Porque só temos este planeta para viver
Como sabem, durante o segundo periodo, fizemos a recolha do lixo de plástico produzidos pelas familias dos nossos meninos.
Em Conselho ( isto é, reunidos em grande grupo, tomamos as decisõesm que entre outras se prendem com o planeamento) decidimos fazer com todo o lixo recolhido, uma baleia. Esta instalação teria como objetivo chamar à atenção de toda a comunidade escolar para a dimensão do flagelo a que chamamos "PLÁSTICO".Como sabem , o plástico que consumimos, mesmo reciclado, já não desaparece do nosso planeta, isto é, será para sempre a marca da nossa pegada ecológica.
Posto isto, informamos que recolhemos 24,6 Kg de lixo plástico... ( pesado por nós).É muito lixo!
Como somos 22 pessoas na nossa sala estes 24,6 Kg conferem mais do que 1 Kg de lixo plástico por pessoa, em três meses...imaginem isto multiplicado por todas as pessoas desta escola e durante um ano inteiro... Fazemos mesmo muito lixo...!
Ao fazermos a escultura de uma baleia, quisemos dar o recado da emergencia climática em que nos encontramos, pois imensas espécies marinhas estão ameaçadas pelo plástico que consumimos e vai parar ao mar.
Feito este trabalho era importante fazer, junto da comunidade, uma campanha de sensibilização para este problema... foi o que fizemos! A M. propôs fazermos um panfleto e irmos destribui-lo para a rua, na sexta feira fomos, junto das outras turmas da escola e na rua distribuimos o nosso panfleto.
Ser cidadão não é algo que se construa com lições de cidadania, mas sim exercendo-a através da intervenção social e participação na vida da comunidade. As crianças têm ideias e opiniões sobre o mundo que as rodeia e sobre as soluções para cada problema A forma como nós aqui na sala nos organizamos, pensando em conjunto soluções para problemas comuns a todos, promove o envolvimento de cada um na procura do bem comum. E assim se exerce a democracia e a cidadania.