Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Ter | 09.02.21

Porque hoje é terça-feira!

Vou começar por partilhar convosco o trabalho que a L.C. fez a propósito da proposta de ontem. E posso.vos dizer que adorei este céu azul acinzentado com o sol a espreitar.

IMG_20210208_103748.jpg

Hoje, e porque é terça -feira, teríamos um dia preenchido com a correspondência para os nossos amigos do Externato Fernão Mendes Pinto e também é a nossa tarde de descobertas de escrita.Por isso vou deixar-vos uma história que nós temos na nossa sala e que se chama "Amigos" de Eric Carle  e uma proposta para vocês escreverem uma carta aos amigos da nossa sala.

E dirão vocês...mas nós não sabemos escrever!...Mas a minha proposta é aquela da escrita inventada , lembram-se? Aquela escrita em que vocês escrevem da forma que sabem... e sei que sabem muita coisa:

  • sabem escrever o nome dos amigos da sala, se não de todos de algum...
  • sabem escrever algumas palavras que até estão escritas na história dos "Amigos"
  • podem pedir ajuda aos pais para que vos dite alguma palavra que queiram muito aprender a escrever.( mão eu queria escrever "Gosto de ti" e a vossa mão, pai ou mano vai dizendo: primeiro é um G depois um o... e por aí adiante) mas o importante mesmo que vocês escrevam como vos parece que se escreve o que querem dizer ao vosso amigo.
  • também sabem dizer o que querem que o vosso/s amigo/s saiba sobre este momento em que estamos em casa: o que fazemos durante o dia, o que mais gostamos de fazer, ....
  • e também podem acompanhar a vossa escrita com desenho....

Depois de escreverem a vossa carta e se ela for para um amigo em especial, eu envio para a sua família para ele ter conhecimento e se a carta for para todos os amigos da sala eu publico aqui para que todos possam ler o que escreveram, combinado?

( Nota importante para as famílias; para ajudar os vossos filhotes nesta tarefa não escrevam as palavras que eles vos pedem em letra maiúscula, deixem  eles escreverem como sabem, pois no pré-escolar o importante é que os meninos aprendam que a escrita é o desenho da fala e por isso o importante é que eles pensem sobre o que querem escrever. Se eles apenas quiserem escrever o nome dos amigos da sala, dos que eles se lembram, podem sempre ilustrar a carta e a ilustração é o desenho que que eles querem dizer aos amigos: que estão com saudades, que gostavam de estar com eles a brincar na sala ... e  leiam-lhes as várias sugestões que eu  escrevi no enunciado da proposta.  

Resultado de imagem para escrita das crianças

E aqui está um exemplo da escrita inventada, se quiserem, pais podem atrás do trabalho dos vossos filhos escrever o que eles quiseram escrever, como se fosse a tradução do seu pensamento.)

Vamos lá escrever!

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.