Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 06.02.22

Palavras que terminam ( rimam ) com ir

No momento da manhã a que chamamos "Mostrar, contar e escrever" o S. comunicou-nos que tinha descoberto uma rima: " Já sei mais uma rima: ir rima com dormir" A Manuela escreveu e combinámos que esta semana , iríamos tentar descobrir mais palavras que rimassem com ir... e descobrimos muitas.... imensas ... o que quer dizer que estamos a pensar na escrita  e no som das palavras que ouvimos e como se escrevem... É bom...muito bom!

A Manuela foi escrevendo e depois nós ilustrámos e fizemos um livro...

IMG2022020310553411

IMG20220203135936

Este trabalho de descoberta dos sons das palavras que dizemos tem por objetivo levar as crianças a pensar sobre a escrita. Não queremos que as crianças aprendam a escrever, esse é um tempo da etapa seguinte o 1.º Ciclo. Queremos apenas que as crianças ganhem algumas competências a nível da consciência fonológica e que se interessem por estas questões. pensar sobre a escrita permite às crianças construirem dentro de si uma serie de competência que vão ser fundamentais na etapa seguinte. Pensar na escrita só se faz a partir da descoberta da globalidade da mesma  isto é da escrita como registo da fala, do texto para a frase e de pois para a palavra. É por esta razão que as crianças que tenho o privilégio de ter na minha sala não passam por exercícios de repetição de letras, pela copia de grafemas, sem sentido, mas toda a escrita que aparece na sala aparece pela descoberta do que as crianças dizem e comunicam e que é registado ( escrito) por mim que sou na sala, quem domina o código escrito. Por isso famílias não deem aos vossos

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.