Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 16.02.20

Os imanes atraem o quê?

Esta semana estivemos de volta dos imanes e descobrimos que nem todo o metal é atraido por eles. As cápsulas de café não são atraidas pelos imanes, apenas o ferro.

DSCN156011.jpg

Registámos numa tabela as nossas descobertas

DSCN1569.JPG

Estes momentos em que estamos à volta de uma mesa, todos em conjunto a discutir sobre um assunto, a realizar descobertas e a partilhá-las com os colegas são momentos de grande importancia na construção de conecimento cientifico . Esta construção é feita de forma cooperada, isto é com o contributo de todos .

Tal como Perrenoud (2002) refere "as competências não se ensinam. Só podem ser criadas condições que estimulem a sua construção. [E para desenvolver competências] é necessário colocar o aluno em situações complexas, que exigem e treinam a mobilização dos seus conhecimentos: um enigma a elucidar, um problema a resolver, uma decisão a tomar, um projecto a conceber e desenvolver. (p. 23)

É com base neste principio que acreditamos que as crianças constroiem o conhecimento de uma forma mais clara, pois entendemos o conhecimento não só como um  produto mas essencialmente como um processo, onde as crianças vão elaborando as suas conceções confrontando-as com as ideias dos outros.Deste confronto surge  um conflito ( cognitivo) entre o que "eu sei" e o que os outros sabem, permitindo construir modos mais elaborados de abordar as questões e construindo significações para as aprendizagens que estiveram a fazer.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.