Organização do Cenário Pedagógico ( os instrumentos de gestão)
A organização cooperada do trabalho de aprendizagem carece de determinados instrumentos, a que chamamos "instrumentos de pilotagem" e que servem regular o nosso trabalho em diversas dimensões: gestão do tempo e da rotina diária e semanal, planificação e avaliação e regulação sócio- moral do grupo.
Os “instrumentos de pilotagem”, entendidos como instrumentos de regulação da vida do grupo, “ajudam o educador e as crianças a orientar/regular (planear e avaliar) o que acontece (individualmente e em grupo) na sala, constituindo-se como ‘informantes da regulação formativa’” (Folque; 2012: 55).
De acordo com Niza (2012) os denominados instrumentos de pilotagem encontrados pela sala pertencem a um conjunto de mapas de registos nos quais as crianças podem planificar, gerenciar, refletir e, assim, avaliar as atividades em que participam durante o dia. O autor caracteriza tais instrumentos como um “conjunto de instrumentos de monitorização da ação educativa’’ (p.200) e considera-os de extrema relevância para a avaliação e organização do trabalho pedagógico. De acordo com Folque (2012) podemos considerar um trabalho em sala de aulas/atividades tendo em conta os instrumentos designados de regulação e pilotagem das aprendizagens.
Logo no primeiro dia, as crianças começaram a marcar as suas presenças ( esta rotina, entre muitos outros objetivos, apoia as crianças na construção da identidade enquanto grupo) e fizemos um incipiente plano do dia, que foi avaliado no final do mesmo. Estas rotinas de gestão servem para as crianças irem compreendendo que têm um papel efetivo na organização da sala e do seu dia-à dia.