Organização do cenário Pedagógico: organização do tempo
Depois do espaço organizado há que começar a organizar o tempo: qundo fazemos o quê?
Porque é tão importante organizarmos a rotina semanal?
As crianças precisam de rotinas para por um lado ganharem segurança e confiança e por outro podem antecipar o que fazer e como elas próprias podem gerir o seu tempo.
Zabalza (1992:195) define uma rotina como uma estrutura organizacional pedagógica que permite que o educador(a) promova actividades educativas diferenciadas e sistemáticas de acordo com as experiências que se quiser colocar em prática, além daquelas que surgem naturalmente.
Na perspetiva de Barbosa (2006: 37), a rotina é: uma categoria pedagógica que os responsáveis pela educação infantil estruturam para, a partir dela, desenvolver o trabalho quotidiano nas instituições de educação infantil […] podendo ser vistas como produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia-a-dia, tendo como objetivo a organização do quotidiano.
Para Zabalza, (1992:169) “a rotina baseia-se na repetição de atividades e ritmos na organização espácio-temporal da sala”, sendo o tempo utilizado de forma a criar um “tempo de experiências educacionais ricas e [de] interações positivas” (OliveiraFormosinho, 2013:87), pelo que na perspetiva de (Ostetto, 2013:82) poderemos considerar que “a rotina estrutura a vivência do grupo, fazendo-o acontecer”.
É assim que começámos a construir a nossa agenda semanal. E tudo começou pela necessidade de encontrar um dia para a música, pois houve meninos a queixarem-se com o " barulho" que a utilização dos instrumentos musicais de forma aleatória estava a acontecer. Decidimos então atribuir um dia para a música e também houve a sugestão de haver um dia para a "ginástica"...
O D. perguntou se já não podíamos mostrar e contar coisas de manhã, escrevemos no diário e começámos a utilizar este instrumento que apoia a regulação das falas das crianças ajudando-as,entre muitos outros objetivos, a saber ouvir o que os outros têm para contar, apoiando o grupo a realizar os projetos para aprender sobre as questões colocadas.
E nasceu o nosso mapa de "Mostrar, contar e escrever"
Acredito no jardim de infância como sendo “(…) espaço de iniciação às práticas democráticas de cooperação e de solidariedade de uma vida democrática” Niza (2013, p. 144) por isso é tão importante que as crianças se envolvam na construção deste espaço de aprendizagem que é seu.