Organização do cenário pedagógico
Com algumas alterações na organização do espaço, iniciámos este ano letivo. Mudámos algumas áreas e introduzimos em cada uma um pontode desinfeção das mãos para que possamos estar a brincar em segurança mas também podendo usufruir de tudo o que a sala pode oferecer.
Cada espaço está devidamente identificado mas ainda é um pouco desconhecido para nós... Vamos ter que nos organizar para o conhecer e saber o que podemos fazer em cada árae de trabalho.
Bruner (1999, p. 137) afirma que o espaço, na educação pré-escolar, funciona como “uma comunidade de aprendizagem onde a mente e a sensibilidade são partilhadas. É um lugar para aprendermos juntos sobre o mundo real e sobre os mundos possíveis da imaginação. Deve ser um lugar onde as crianças possam descobrir o uso da mente, da imaginação, dos materiais e possam aprender o poder de fazer isso juntos”. A organização do espaço e do tempo enquanto dimensões interligadas da organização do ambiente educativo da sala “constituem o suporte do desenvolvimento curricular, pois as formas de interação no grupo, os materiais disponíveis e a sua
organização, a distribuição e utilização do tempo são determinantes para o que as crianças podem escolher, fazer e aprender. Importa, assim, que o/a educador/a reflita sobre as oportunidades educativas que esse ambiente oferece, ou seja, que planeie intencionalmente essa organização e avalie o modo como contribui para a educação das crianças, introduzindo os ajustamentos e correções necessários” (Lopes da Silva et al., 2016, p. 24).
Na sala existe uma área comum , com uma mesa grande onde , todos os dias nos sentamos de manhã para planearmos o nosso trabalho e também no final do dia para avaliarmos o que fizemos.