Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 11.10.20

O que são líquidos?

A propósito do leite que uma menina entornou na mesa o J. disse que o leite entornava  porque era líquido. Vários meninos perguntaram o que era "ser liquido".

Foi uma boa questão.. Decidiu-se que na quinta-feira, dia de , todos juntos investigarmos e realizarmos experiências, irmos saber o que era ser liquido. Já sabíamos algumas coisas: sabíamos que os líquidos se entornavam e havia alguns meninos que sabiam que os líquidos "ganham" a forma dos "copos" ( recipientes) onde estão guardados. Também sabíamos que a água, os sumos , o vinho, o leite eram líquidos, Uns eram transparentes como a água e outros não como o leite. 

A Manuela perguntou porquê, porque é que é estávamos a dizer que a água era transparente. O D. disse que quando espreitavam através do frasco com água se via do outro lado e o leite não.

DSCN180211.jpg

Fizemos assim:

Todos tínhamos um frasco com a mesma quantidade de água. A Manuela pôs a mesma medida em cada frasco. Depois tínhamos outro recipiente vazio mas com formas e tamanhos diferentes.

Despejámos a água para o outro frasco e verificámos que a agua ficava com a forma desse outro recipiente. O G, disse que agora tinham menos água. Fomos verificar se era  assim  como o G dizia. Vimos que quando despejámos a água no frasco que tínhamos no inicio, a água era a mesma.

DSCN180911.jpg

Fomos fazer o registo do que tínhamos feito.

DSCN181211.jpg

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.