Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 13.11.22

O nosso primeiro projeto de estudo

O C quis saber porque razão os mamutes tinham desaparecido. Fez a proposta aos amigos e alguns meninos quiseram fazer esta pesquisa... Procuraram as respostas nos livros e na internet e escolheram fazer um álbum para recolher toda a informação.Fizeram as ilustrações recortaram e colaram e o álbum está pronto para ser partilhado com o restante grupo.

IMG2022101011144411

IMG20221108160404

IMG20221108160307

Decidimos que na terça-feira iremos fazer as comunicações dos projetos.

Porque fazemos projetos na nossa sala?

É com convicção que identificamos liberdade com o poder de conceber projectos, de os traduzir em actos. Esta liberdade é, por sua vez, idêntica ao auto-controlo, porque a concepção dos fins e a organização dos meios são um trabalho da inteligência.” in Sentido do Projecto de JOHN DEWEY ( 1968). O trabalho em projetos confere uma aprendizagem significativa uma vez que confere aos alunos o poder efetivo para construírem as suas aprendizagens, através da tomada de consciência dos mecanismos e dos  processos inerentes à mesma. O que, efetivamente, se constata é que a aprendizagem baseada  em projetos dos alunos, “que prosseguem o caminho de antecipação de respostas (as hipóteses), a montagem dos percursos de prova (experimentação) ou de inquérito, até à verificação dos  resultados” (Niza, 1998, p. 89), não lhes possibilita apenas a construção do  conhecimento, mas o seu envolvimento nesse processo cooperado, permite-lhes que em simultâneo se socializem, por intermédio da interação  que se gera na ação conjunta e das relações que desta decorrem, isto é, devido à natureza ativa e dialógica da construção. (Wells,2001).

O trabalho por projetos permite às  crianças passarem de uma posição de consumidores de conhecimento a produtores de conhecimento e consequentemente a autores de produtos culturais. Esta possibilidade das crianças se constituírem autores confere-lhes a emancipação de que necessitam para compreenderem a escola como um lugar de participação e respeito pela sua voz desejos e ambições.

O trabalho em projeto, e todo o trabalho humano +e sempre guiado por um projeto ( quer seja explicito ou implícito) porque ante de realizar qualquer produto o ser humano desenha-o mentalmente, isto projeta-o mentalmente e só depois o executa... acontece assim connosco quanto temos uma tarefa para realizar e mentalmente pensamos como a vamos fazer... o que fazemos em primeiro lugar, que materiais ou ajudas precisamos... acontece assim com grandes produtos ou apenas quando a tarefa que projetamos é limpar uma divisão da nossa casa. Pensamos como vamos fazer, qual será o melhor caminho para que a possamos realizar de forma ligeira, assertiva e eficaz. Assim é com o trabalho intelectual: as crianças primeiro colocam as questões e depois guiadas pelo educador vão traçar uma serie de ações que a levam a realizar o que pretende-

Foi o que os meninos fizeram neste primeiro projeto de estudo.

Manuela Guedes