Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 22.10.23

O mapa de tarefas e sua construção

Na nossa sala todos temos tarefas para que possamos funcionar e ser atores e construtores em tudo o que  ao nosso trabalho diz respeito. Inicialmente existem apenas algumas tarefas  ( como o de alimentar os animais ) mas com o passar do tempo vamos precisando mais algumas. Identificadas essas tarefas temos as ilustrar para que a leitura desse mapa passe apenas pela mão da educadora e possa ser lido por todos, pois foram todos ilustradores do mesmo. ilustrações feitas há que  fazer o mapa propriamente dito, uma tabela de dupla entrada em que  a direita  estão as atividades e nas colunas estão os nomes de quem vai realizar a tarefa. Na segunda feira avaliamos a sua realização e iniciamos uma nova ronda de escolhas e negociações.

IMG2023101310153311IMG20231013104619

Mais uma vez assinalo a importunância das tarefas para a construção desta comunidade de pratica, pois permite a apropriação não só do modo de fazer ( em  coletivo, tomam-se as decisões ) mas também de todo o sentido que se da a estas decisões. Pouco a pouco as crianças vão sendo cada vez mais capazes de saber estar, de tomar decisões, de saber argumentar as razoes das suas escolhas e decisões. De igual forma o coletivo começa a tomar forma e a tomar o lugar das vontades e desejos individuais, as crianças começam a saber cooperar, e e esta cooperação que faz de nós, enquanto seres humanos melhores pessoas. 
Manuela Guedes