O Início
Este blog vai ser o veiculo de comunicação e partilha do que iremos fazer, no jardim de infância , durante este ano, Pretende por um lado dar a conhecer o trabalho que fazemos e o porquê da forma como o realizamos, por outro lado irá muitas das vezes clarificar junto dos pais e encarregados de educação, o que é o pré escolar e quais os seus objetivos.
É neste contexto que vou escrever este primeiro post.
O pré- escolar é , como está amplamente difundido, a primeira etapa da educação formal das crianças, significando isto que não se pretende antecipar as aprendizagens do 1.º ciclo ( aprender a ler, a escrever etc.) mas sim promover junto das crianças o gosto pelo conhecimento, pela aprendizagem e pela descoberta.
Citando as Orientações Curriculares, documento que rege a educação pré escolar, o pré- escolar é "nível educativo em que o currículo se desenvolve com articulação plena das aprendizagens, em que os espaços são geridos de forma flexível, em que as crianças são chamadas a participar ativamente na planificação das suas aprendizagens (...).
Assim sendo, iremos descobrir e organizar o nosso cenário pedagógico, construindo as regras do seu funcionamento, inventariando os materiais e o que podemos fazer/aprender com eles. Iremos construir a forma como nos vamos organizar, de forma cooperada, em que nos vamos apoiar uns aos outros para que todos tenhamos sucesso e sejamos capazes de superar as dificuldades. Esta forma de organização, em Conselho de Cooperação Educativa, significa que todo o trabalho que iremos realizar, passara pela discussão com todos: o planeamento e avaliação do trabalho passará por todos. Esta forma de trabalhar tem por base um modelo pedagógico , considerando um modelo pedagógico como sendo e passo a citar :
“Um modelo é mais do que uma estratégia ou método específico. Consiste num plano geral, ou padrão, para auxiliar os alunos a aprender determinados conhecimentos, atitudes ou competências. Um modelo de ensino [...] possui uma base filosófica subjacente e um conjunto de prescrições docentes destinadas à prossecução dos resultados educativos esperados”. - Bruce Joyce & Marsha Weill (1985).
O modelo pedagógico que defendo é o modelo pedagógico do MEM ( Movimento da Escola Moderna) pois é aquele que assenta em principios:
- a participação democrática direta
- os circuitos de comunicação
- as estruturas de organização cooperada
Acredito que é na responsabilidade de cada um e de todos em conjunto que podemos avançar e é por esta razão que organizo o trabalho desta forma. Somos todos responsáveis por todos , o que faz com que tenhamos que ter acesso a todo o trabalho que envolve essa mesma aprendizagem, assim vão ler aqui como construimos a nossa agenda semanal, como todos teremos tarefas que apoiarão toda a organização e gestão, iremos realizar projetos que por sua vez irão ser comunicados à turma e a outras salas, iremos realizar correspondência com outros meninos de outra escola. No MEM é assumida a homologia de processos como orientação pedagógica:
"Os processos de trabalho escolar reproduzem os processos sociais autênticos da construção da cultura nas ciências, nas artes e no quotidiano. Esta semelhança nos processos de trabalho (homologia de processos) entre a escola e a vida social produtiva pretende afastar a Escola Moderna do abuso das formas de simulação e dos truques didáticos que decorrem da perda do sentido social da escola, da falta de respeito pelos alunos e da convicção de que a didática é um saber de natureza e estrutura em tudo diferente da das ciências e saberes que pretende veicular (NIZA, 1996, p. 143).
E é com estes pressupostos que iremos descrever o nosso trabalho, sempre focados na descrição dos processos, isto é dizendo como fazemos .
Manuela Guedes