Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Seg | 23.03.20

Modelo de planificação para os vossos filhotes

Rotinas diárias

 

 

Solicitar a colaboração da criança para preparar as refeições, pôr e levantar a mesa, arrumar a loiça depois de lavada.

Fazer a cama; varrer o chão; limpar o pó, etc.

A hora das refeições e de ir deitar à noite devem ser estabelecidas e cumpridas o mais possível para estabilidade da criança.

 

 

 

Momento de planear o dia em família

 

Planear o dia em família escutando as propostas da criança e articular com as propostas do adulto.

Combinar o que vão fazer e registar num papel.

 

 

Atividades diversas

Procurar alternar uma atividade mais calma com outra mais ativa.

Exemplo de atividades:

  • Jogar às escondidas, fazer corridas, jogar ao lenço, colocar música e movimentarem-se ao ritmo da música (pode ser a criança a inventar o esquema e todos repetem);
  • Alternar com jogos de mesa como lotos, dominós, puzzles;
  • Ver um documentário com assuntos de interesse para a criança – vida de animais, profissões, etc.;
  • Fazer conjuntos de objetos, pedras, conchas, botões, caricas, cromos, incentivando a criança a agrupar coisas por cores, formas, tamanhos, grandeza e registar no papel as conclusões a que chega;
  • Conversar sobre o mundo que nos rodeia, levando o seu filho a visitar virtualmente bibliotecas e museus;
  • Fazer fantoches com material de desperdício inventar uma história em conjunto;
  • Fazer cartões para a família e os amigos e enviar pela internet ou telemóvel;
  • Colaborar em atividades de culinária (por exemplo, fazer gelatina, bolos, biscoitos, tostinhas, pizas)
  • Colaborar em atividades de jardinagem ou da horta e realizar experiências com terra e água;
  • Fazer experiências de germinação com leguminosas como grão e feijão;
  • Fazer jogos com água, por exemplo, despejar, encher, entornar e misturar, observar objetos que flutuam ou não e porquê.

Hora do conto

 

 

Após o almoço, se a criança necessitar de dormir uma sesta, deve fazê-lo e a história pode ser contada antes de dormir.

 Se a criança não tem necessidade de dormir a sesta, podem escolher um espaço cómodo, calmo e tranquilo da casa para a hora do conto.

  • A história pode ser lida ou contada pelo adulto, contada pela criança ou pelos dois.
  • Quando terminar de ler a história, converse com a criança sobre o que ouviu e observou, e deixe-a folhear o livro e recontar a história.
  • Deixar a criança folhear o livro e conversar com ela sobre o que viram.
  • Escolher diferentes livros, em suporte de papel ou digital com histórias, contos tradicionais, poesias, rimas, adivinhas, lengalengas, etc.

 

Atividades diversas

 

 

Conforme acordado quando se planeou o dia em família, realizar a atividade escolhida para a tarde. As atividades poderão ser umas mais em conjunto com a família e outras com maior autonomia da criança.

Por exemplo:

  • Inventar, contar e recontar histórias;
  • Os pais ou irmão(s) mais velhos podem fazer o registo escrito da história e a criança vai ilustrando com os seus desenhos;
  • Partilhar a história com os amigos e a educadora (on-line);
  • Dramatizar histórias recorrendo, por exemplo, a peças de vestuário e adereços da família;

Por fim façam o balanço do dia: como correu, o que correu bem e o que correu menos bem. Porquê... e  por fim muito colo..

Eu vou deixando aqui alguns videos que vos podem ajudar na hora do conto.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.