Rotinas diárias
|
Solicitar a colaboração da criança para preparar as refeições, pôr e levantar a mesa, arrumar a loiça depois de lavada.
Fazer a cama; varrer o chão; limpar o pó, etc.
A hora das refeições e de ir deitar à noite devem ser estabelecidas e cumpridas o mais possível para estabilidade da criança. |
Momento de planear o dia em família
|
Planear o dia em família escutando as propostas da criança e articular com as propostas do adulto.
Combinar o que vão fazer e registar num papel.
|
Atividades diversas
|
Procurar alternar uma atividade mais calma com outra mais ativa.
Exemplo de atividades:
- Jogar às escondidas, fazer corridas, jogar ao lenço, colocar música e movimentarem-se ao ritmo da música (pode ser a criança a inventar o esquema e todos repetem);
- Alternar com jogos de mesa como lotos, dominós, puzzles;
- Ver um documentário com assuntos de interesse para a criança – vida de animais, profissões, etc.;
- Fazer conjuntos de objetos, pedras, conchas, botões, caricas, cromos, incentivando a criança a agrupar coisas por cores, formas, tamanhos, grandeza e registar no papel as conclusões a que chega;
- Conversar sobre o mundo que nos rodeia, levando o seu filho a visitar virtualmente bibliotecas e museus;
- Fazer fantoches com material de desperdício inventar uma história em conjunto;
- Fazer cartões para a família e os amigos e enviar pela internet ou telemóvel;
- Colaborar em atividades de culinária (por exemplo, fazer gelatina, bolos, biscoitos, tostinhas, pizas)
- Colaborar em atividades de jardinagem ou da horta e realizar experiências com terra e água;
- Fazer experiências de germinação com leguminosas como grão e feijão;
- Fazer jogos com água, por exemplo, despejar, encher, entornar e misturar, observar objetos que flutuam ou não e porquê.
|
Hora do conto
|
Após o almoço, se a criança necessitar de dormir uma sesta, deve fazê-lo e a história pode ser contada antes de dormir.
Se a criança não tem necessidade de dormir a sesta, podem escolher um espaço cómodo, calmo e tranquilo da casa para a hora do conto.
- A história pode ser lida ou contada pelo adulto, contada pela criança ou pelos dois.
- Quando terminar de ler a história, converse com a criança sobre o que ouviu e observou, e deixe-a folhear o livro e recontar a história.
- Deixar a criança folhear o livro e conversar com ela sobre o que viram.
- Escolher diferentes livros, em suporte de papel ou digital com histórias, contos tradicionais, poesias, rimas, adivinhas, lengalengas, etc.
|
Atividades diversas
|
Conforme acordado quando se planeou o dia em família, realizar a atividade escolhida para a tarde. As atividades poderão ser umas mais em conjunto com a família e outras com maior autonomia da criança.
Por exemplo:
- Inventar, contar e recontar histórias;
- Os pais ou irmão(s) mais velhos podem fazer o registo escrito da história e a criança vai ilustrando com os seus desenhos;
- Partilhar a história com os amigos e a educadora (on-line);
- Dramatizar histórias recorrendo, por exemplo, a peças de vestuário e adereços da família;
|