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100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

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Sab | 05.10.24

Inventários

Os inventários constituem um instrumento fundamental para as crianças se apropriarem de cada área de trabalho, identificando o material que existe e para que serve. À medida que as crianças vão diversificando as atividades também começam a ficar mais exigentes em relação à forma como se apropriam dos materiais da sala e  como consequência nas suas produções. Foi o que fizemos nesta semana.  Embora as crianças já tivessem estado nas diferentes áreas de trabalho, manipulando os materiais, ainda não lhe imprimiam significado nem intenção.

A pares foram escolhidos jogos e materiais não estruturados para que as crianças os explorassem e depois comunicassem aos colegas o que tinham realizado.

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Após a exploração e o questionamento as crianças comunicam aos colegas o que estiveram a fazer :o que descobriram , que dúvidas lhes suscitou...

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Por fim faz-se um registo para memória futura, isto para que possamos voltar a ler,  relembrar o que dissemos.

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“…as crianças constroem activamente entendimentos matemáticos ao interagirem com o ambiente físico e social que as rodeia e ao reflectirem sobre essas experiências.” (Kamii,1985 e outros, Manual de Investigação em Educação de Infância, p. 336)

Também Zabalza (1992) parece ter a mesma posição quando diz que «o aluno da escola infantil é um sujeito não sectorizável» (p. 47) e que «a escola infantil não aborda os conteúdos, entendidos estes em sentido restrito. É um mundo de experiências polivalentes em que os conteúdos desempenham um papel puramente instrumental: servem como oportunidade para a acção. [...] Falar de conteúdos, no contexto infantil, nada tem a ver a dimensão informativo-cultural que tal denominação adquire em outros níveis educativos» (pp. 159-60). Reforça esta ideia ao afirmar que «não se aplica à escola infantil [...] a ideia de que ensinar é “transmitir conhecimentos”» (p. 162).

Assim é neste sentido que os inventários são construídos; para conhecer, saber, explorar...

E são também uma ferramenta de emancipação, pois promovem a sua autonomia. 

Manuela Guedes