Inventário das experiências
Na nossa sala temos um espaço a que denominamos pomposamente laboratório de experiências e que serve para termos acesso a experimentar , descobrir varias situações e questões que vamos colocando. Antes de realizarmos qualquer experiência em coletivo, fomos ver que material é que tínhamos e o que podíamos fazer com ele. A pares fomos experimentar e em seguida fomos comunicar aos colegas o que tínhamos feito .
Depois registamos numa folha de papel ficando assim visível para todos alguns dos materiais que podemos usar.
Para que serve este tempo dedicado à construção de inventários, à comunicação e partilha?
São momentos que ajudam as crianças a construirem a sua autonomia, ajudam-nas a saber realizar escolhas sobre o planeamento do seu dia a dia, promovem a sua participação, na medida que ao comunicarem estão a aprender e a ganhar competências que lhes permitem compreender todo o processo em que estiveram envolvidas. este tempo ]e um tempo fundamental para que as crianças se apropriem do espaço onde vão trabalhar e onde, com os outros irão construir conhecimento.
Alem destas razoes , aplica/se a este tempo de co construção do cenário pedagógico o embrião da participação democrática, uma vez que as decisões tomadas, a tomada de consciência do que cada um pode fazer e de responsabilização por esses mesmos espaços ajudam a construir esta noção fundamental, de cidadania que é a pertença. Pertencemos a este espaço, então temos que o conhecer, dominar para podermos intervir.
Manuela Guedes