Esculturas ... inspiradas em "José de Guimarães"
A M.I. adorou a obra que deu o mote à nossa história e quis saber mais sobre o pintor e escultor José de Guimarães!. Fomos ver algumas obra e decidimos fazer esculturas.
Dividimo-nos em grupos e primeiro fizemos os esboços.
Decidimos fazer as esculturas em cartão. Feitos os esboços fomos desenhar os vários elementos das nossas esculturas e depois pintar. Com arame a Manuela foi montando as várias peças . Já temos duas esculturas terminadas. Uma que se chama "José de Guimarães" e outra que se chama "Pés flutuantes"
Mais uma vez assinalamos que não é nossa intenção que as crianças sejam artistas, ou que "copiem" obras, mas sim que se apropriem do processo criativo ( fruir, contemplar, criar, projetar e executar). Os artistas que entram na nossa sala , que em teoria podem ser todos os artistas do mundo, entram normalmente pela mão das crianças. O educador só tem que estar atento a " agarrar" as ideias das crianças. Na sexta feira uma menina disse-me assim: Manuela , o teu saco é igual a esta pintura"...Eu respondi que sim que era uma obra de Van Gogh e que se chamava " Noite estrelada" .... a conversa ficou por ali....mas poderia não ter ficado ...bastaria que eu colocasse uma questão sobre o Van Gogh .... que teríamos ali...um projeto artístico em " embrião"... E é assim que os artistas entram no nosso quotidiano. Sem lições, sem imposições apenas pelo prazer de saber, de descobrir e de fazer.
E a escola deve ser um lugar de cultura e de apropriação da mesma!
Manuela Guedes