Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Seg | 03.11.25

Escrita da carta para o Lobo Ibérico

Esta semana,depois de lermos a história:

A-Menina-do-Capuchinho-Vermelho-no-Seculo-XXI

e decidimos ir saber como poderíamos ser padrinhos de um lobo Ibérico. Sabemos que é uma espécie ameaçada e que existe uma forma de os protegermos. Escrevemos uma carta para a associação que os protege. Cada um ( ou a pares) escreveu o que achou que era importante estar na carta e depois leu para os amigos.Quem estava mais acanhado e preferiu desenhar. contou depois o que desenhou. 

IMG20251028141935

IMG20251028142327IMG20251028143617

Depois a Manuela foi escrevendo numa folha grande e por fim assinámos e ilustrámos. Fomos por a carta no correio.

IMG_20251029_200550

Este exercício de escrita pretende em primeiro lugar que as crianças tomem consciência que a escrita é o registo da fala e que para ler , se tivermos a ideia na nossa cabeça, depois  é contar.Compreender a funcionalidade da escrita é o primeiro passo para que as crianças gostem de escrever.

A escrita formal vem mais tarde , quando estivermos no 1.º ciclo, agora o importante é que as crianças tenham contacto com a mesma em casa e na escola, vejam os adultos a escrever e a ler, compreendam os vários tipos de escrita. Criem em si a vontade de serem escritores e leitores.

Manuela Guedes