Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 15.11.20

Descobertas de escrita: o inicio de uma caminhada

A M.I comunicou que sabia escrever o nome do pai.A maior parte dos meninos sabia como se chamavam os pais mas não sabia como se escrevia. Na tarde dedicada à escrita fomos fazer essas descobertas. No nosso caderno de escrita escrevemos o nome do pai e da mãe e depois ilustramos em seguida comunicámos aos colegas o que tínhamos feito.

DSCN210211.jpg

A escrita aparece no jardim de infância, em forma de descoberta, de desafio e não com a a obrigatoriedade de a criança aprender a escrever. O desafio, neste domínio como em todos os outros é a descoberta, despertar o interesse ...O jardim de infância é um lugar de aprendizagens múltiplas. 

Como assinala CharpaK (2003) " A aprendizagem não é uma acumulação de informações, é um processo, pessoal e social, de construção de sentido a partir das múltiplas representaçlões do saber(...), exige que sejam criadas as condições que permitam aos alunos tratar simultâneamente diversos tipos de informação; compreender a informação quando ela está imersa num contexto complexo mais autêntico, original e denso, construir o sentido a partir de ligações e modelos; organizar e ligar uma informação nova ao saber adquirido; trabalhar em colaboração com os outros alunos ou adultos de forma construtiva ( e não hostil); exercer permanentemente os seus novos conhecimentos, retomamno-os a níveis mais elevados de complexidade por longos periodos de tempo."

Como vemos este caminho ainda está no inicio e como acreditamos e é apanágio das Orientações Curriculares " a linguagem oral  e a abordagem à escrita increvem-se na Área da Expressão / Comunicação e são considerados instrumentos intrelectuais de uso social que nos edificam como seres humanos e cujos aspetos constituintes são o falar, o escutar e ler e o escrever(...)"(Ana Artur, 2005)  não pretendemos que as crianças escrevam , mas sim que compreendam o significado social da escrita, e a sua funcionalidade. Com o tempo irão conseguir,  de forma mais convencional, os mecanismos da escrita e suas convenções. A escrita aparece na nossa sala como uma forma de  nos apropriarmos das suas funcões. Escrevemos nos instrumentos, escrtevemos nos projetos,, escrevemos porque queremos muito dizer à nossa mãe o quanto ggostamos dela...escrevemos a brincar... Escrevemos para comunicar... é esse o sentido da escrita.

Manuela Guedes

DSCN216511.jpg

DSCN2178.JPG

DSCN2024.JPG

 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.