Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Sab | 01.02.20

Descobertas de escrita

Andamos às voltas com as descobertas da escrita do nosso nome... que bocadinhos temos iguais uns aos outros, que letras temos iguais, se estão no fim ou no inicio do nosso nome.

E tudo comecou porque a C. disse que o seu nome tinha um bocadinho de Catarina. Decidimos pois, ir fazer essas descobertas. A pares , cada um com o seu nome fomos registando tudo o que tínhamos descoberto e depois comunicámos ao restante grupo.  

DSCN1374.JPG

A Manuela foi registando numa folha as nossas descobertas.

DSCN1386.JPG

DSCN1385.JPG

Não se pretende com estas atividades de descoberta que as as crianças aprendam a ler ou a escrever antes de entrar no 1.º Ciclo, apenas se pretende que a criança seja confrontada com o mundo da escrita e tenha interesse em pensar sobre ele.

“A aprendizagem escolar nunca parte do zero. Toda a aprendizagem da criança na escola tem uma pré-história.” (Vigostky,
1977, p.39); assim, surgiu uma nova concepção na qual se deu o nome de “literacia emergente”, fornecendo à criança o papel principal no que diz respeito à sua própria aprendizagem. Este é um processo que se inicia precocemente, sendo por isso fundamental proporcionar à criança situações em que possa explorar de forma funcional a linguagem escrita, permitindo-lhe através de circunstâncias do seu dia a dia, refletir sobre as características que esta tem associadas (Alves Martins & Niza, 1998).