Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 02.12.18

Correspondência... para que vos quero

Esta semana fomos aos correios levar a nossa carta para os nossos correspondentes.

Porque fazemos correspondencia com outras crianças que não conhecemos? Pois para além das questões que se prendem com a escrita e a sa funcionalidade, isto é para que serve escrever também acredito que é na partilha do trabalho que realizamos e na difusão desse trabalho que crescemos e aprendemos mais e  que se constrói o sentido da escola. De acordo com Niza ( 1989) :

"É necessário para tal que se montem circuitos estáveis de produção e de distribuição ou divulgação desses produtos, como os circuitos de produção e distribuição dos escritos, ou da divulgação dos estudos e projetos. (…) As práticas escolares dão sentido social imediato às aprendizagens dos alunos, através da partilha de saberes e das formas de interação com a comunidade. (…) Tal atuação dá concretização funcional aos saberes escolares, revitaliza e acrescenta sentido social ao labor dos alunos"

Foi neste contexto que disse aos meninos, no momento do mostrar , contar e escrever,  que conhecia uma educadora, que também tinha um grupo de meninos e que ambas gostariamos de nos corresponder. O que pensavam eles deste assunto? Consideraram o desafio interessante ( e depois nós vamos conhecê-los? - foi a questão mais colocada) . O L lembrava-se queO L sugeriu-me que eu escrevesse no Diário e na sexta feira, dia de reunião discutimos a minha proposta, tendo ficado logo decidido o que iríamos enviar. 

Deitámos mão à obra e enviámos muitas coisas ( o que fazemos na sala, quantos somos e como somos) ...

DSCN000311.jpg

Qual o sentido desta atividade em meninos tão pequenos que ainda não têm a noção de como a comunicação se  realiza....? É exatamente para que elas compreendam o sentido da escola e do que fazemos. Compreender que podemos partilhar o que fazemos, que existem outros como nós que também fazem as mesmas coisas mas de maneiras diferentes, com outras abordagens  permite que olhemos para o que fazemos de uma forma mais critica com mais consciência permitindo assim melhorar a nossa forma de estar e de fazer. Aumenta de uma forma natural e com sentido o nosso conhecimento. 

Quando escrevemos uma carta temos que saber como iniciámos a carta , que temos que escrever o local de onde enviamos e a data. Temos igualmente que compreender que para escrever o texto tem que ter sentido, para que os outros o compreendam, e tudo isto permite que as crianças se possam apropriar da funcionalidade da escrita. 

DSCN5613.JPG

Depois do trabalho realizado há que ir ao correio por a nossa carta.

DSCN5614.JPG

DSCN001511.jpg

Vamos aguardar a resposta e quando isso acontecer... teremos pela frente uma nova etapa deste processo dialógicoo. responder às questões que nos forem colocadas, aos desafios lançados e saberemos assim , de forma efetiva o sentido da comunicação com o outro atraves da escrita.

… assumimos, desde há muito, as atividades escolares como trabalho de conhecimento e de produção cultural onde, em cooperação, se constroem as aprendizagens curriculares e de cidadania, criando condutas de projeto que façam avançar novas obras, assentes em contratos dialogados entre os que partilham o trabalho de apropriação e de criação cultural.” Sérgio Niza.

 Fica assim claro, para mim enquanto educadora, que neste caminho da minha profissão tenho que ter como compromisso de levar o meu grupo de crianças a criar situações, momentos e atividades que lhes permitam compreender como se constrói a aprendizagem, que os levem a acreditar na escola como um lugar de construção de cultura.

Manuela Guedes 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.