Construir instrumentos de avaliação.
A avaliação no pré escolar tem um carácter formativo, isto é, integra ela própria a aprendizagem fazendo parte do seu processo. “A avaliação formativa prioriza o domínio dos conhecimentos e das competências…” Philippe Perrenoud
Pretende-se que as crianças se apropriem do trabalho que fazem das suas necessidades, que vão tomando consciência das suas dificuldades e das suas áreas fortes, para que possam apoiar-se nos seus colegas tanto para aprender como para ensinar, isto é cooperar. A avaliação no pré-escolar deverá ser :
- Coerente
- Formativa
- Valoriza o processo de aprendizagem
- Aponta a avaliação como um processo
- Assume as crianças como seres competentes
Ao convocarmos as crianças para serem elas a reletir sobre o que se faz aqui na sala, o que se pretende aprender estamos a assumir que as crianças são competentes e têm voz.
«Avaliar é comunicar, o que contempla a intenção (clarificação de objectivos e competências), a instrumentação (negociação dos instrumentos e critérios de avaliação), o julgamento (negociação dos juízos de valor formulados a partir de critérios específicos) e a decisão (transmissão dos resultados de avaliação)» (Belair, 1990).
Mudar os pontos de vista sobre a avaliação implica mudar radicalmente muitas das perceções que temos sobre como ensinar para conseguir que as crianças aprendam. Pensar na a avaliação como eixo central do dispositivo pedagógico de um currículo é o factor principal para alterar o paradigma atual : avaliar para aprender.