Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 19.09.21

Cenário Pedagógico ( organização do espaço)

A organização pedagógica da sala assenta:

  • Circuitos de comunicação

Promovendo as aprendizagens em interação comunicativa valoriza-se a dimensão social das aprendizagens, socializa-se os saberes, competências e produções de cada um.

  • Aprendizagem cooperativa

O sucesso de cada um contribui para o sucesso do grupo promovendo atitudes de verdadeira cultura democrática.

  • Participação democrática direta

Gestão cooperada do currículo. Promovendo-se a partilha de saber, respeitando-se as diferenças individuais. Planear/Avaliar fazem parte do processo formativo da apropriação do currículo.

 

A nossa sala está organizada por áreas de trabalho, nas quais se podem realizar um cem número de atividades que as crianças poderão escolher. 

“Os espaços de educação pré-escolar podem ser diversos, mas o tipo de equipamento, os materiais existentes e a forma como estão dispostos,
condicionam, em grande medida o que as crianças podem fazer e apender” (Silva at al, 2016, secção 2.3).

Nesta prespetiva as áreas da sala são as seguintes:

  • Atelier de artes plásticas (onde se podem desenvolver as seguintes atividades: Pintura, Aguarela, Modelagem, Técnicas de Pintura, Montagem e Colagem de Materiais de Desperdício) apoiadas por ficheiros de pintura
  • Oficina da escrita e reprodução (onde se realizam atividades individuais/ a pares de escrita com ou sem apoio do computador, de ficheiros)
  • Laboratório de Matemática (onde se realizam atividades de descoberta da matemática com o recurso a materiais estruturados ou não)
  • Laboratório de Ciências (onde se realizam atividades experimentais no âmbito das ciências com o recurso a materiais estruturados diversificados)
  • Área da Biblioteca/ Centro de Recursos/ (zona de leitura formal e informal e de acesso a livros para apoio à pesquisa para a realização de projetos de estudo e também onde se podem realizar pequenas dramatizações de fantoches)
  • Oficina das construções
  • Garagem e jogos de chão
  • Área da dramatização (onde se insere uma pequena loja, a casinha das bonecas e os adereços para as dramatizações: é a área do faz de conta)
  • Área polivalente (mesa grande onde se realizam os conselhos de cooperação diários e semanais e as sessões de apropriação coletiva de conceitos)

    IMG_20210913_081903.jpgIMG_20210913_081825.jpg

 

No final do primeiro dia de jardim de infância, as crianças têm a oportunidade de pensar sobre o espaço onde estão a trabalhar e iniciar o processo de apropriação do mesmo. 

Começaram a tomar decisões sobre as regras de funcionamento da sua sala, propondo as suas ideias e em coletivo, decidir. ( por exemplo, quantas crianças podem estar em cada área de trabalho de modo a que seja confortável para todos)

IMG_20210915_10192711.jpg

O espaço e a sua organização adquirem uma relevância em toda a organização do trabalho uma vez que as crianças têm que se apropriar dele para poderem exercer todas as funções que lhe estão designadas, a participação efetiva na gestão do seu trabalho. Citando Sérgio Niza [a] escola define-se (...) como um espaço de iniciação às práticas de cooperação e de solidariedade de uma vida democrática. Nele, os educandos deverão criar com os seus educadores  as condições materiais, afetivas e sociais para que, em comum, possam organizar um ambiente institucional capaz de ajudar cada um a apropriar-se dos conhecimentos, dos processos e dos valores morais e estéticos gerados pela humanidade no seu percurso histórico-cultural.(Escritos sobre Educação,1998, p. 141).