Cenário Pedagógico I: o espaço
A Educação Pré-escolar tem como função promover ambientes que proporcionem situações motivadoras e desafiantes, que conduzam a criança à construção de conhecimentos, pois é desta construção que depende todo o processo de desenvolvimento. Assim sendo, a organização do espaço e do tempo é fundamental para a construção das aprendizagens, pois permite que as crianças se organizem e se estruturem ganhando autonomia. O espaço educativo de estar organizado e passo a citar, "de modo a permitir que os alunos realizem ao mesmo tempo actividades diversificadas em diferentes modalidades de trabalho: em pequenos grupos, em pares, individualmente e em grande grupo. Os materiais deverão estar à disposição dos alunos para que estes os possam utilizar autonomamente" (Grave-Resendes & Soares, 2002, p. 46).
De acordo com as Orientações Curriculares para o Pré escolar, documento oficial orientador do trabalho neste ciclo de ensino a organização do espaço deve constituir uma das preocupações do educador de infância "A organização e a utilização do espaço são expressão das intenções educativas e da dinâmica do grupo, sendo indispensável que o educador se interrogue sobre a função e finalidades educativas dos materiais de modo a planear (…) essa organização (Orientações Curriculares, 1997, p. 37).
O espaço e a sua organização adquirem uma relevância em toda a organização do trabalho pois as crianças têm que se apropriar dele para poderem exercer todas as funções que lhe estão designadas, a participação efetiva na gestão do seu trabalho. Citando Sérgio Niza [a] escola define-se (...) como um espaço de iniciação às práticas de cooperação e de solidariedade de uma vida democrática. Nele, os educandos deverão criar com os seus educadores as condições materiais, afectivas e sociais para que, em comum, possam organizar um ambiente institucional capaz de ajudar cada um a apropriar-se dos conhecimentos, dos processos e dos valores morais e estéticos gerados pela humanidade no seu percurso histórico-cultural. (Escritos sobre Educação,1998, p. 141).
Neste sentido as áreas de trabalho estão bem defenidas ajudando as crianças a fazer as suas escolhas, apoiando-as na sua autonomia permitindo-lhes que o seu dia-à dia seja feito de variedade e que essa variedade contribua de forma inequivoca para a sua aprendizagem.
Acredito que a organização do espaço não é de forma alguma aleatória mas sim bem intencional e marcante da forma como queremos, com as nossas crianças contruir este caminho de aprendizagem . Tudo é feito com um sentido , um propósito uma convição. A forma como cada educador organiza o espaço da sua sala de aula traduz as suas ideias em educação, as suas opções em matéria de politica educativa, os seus ideais profissionais.
Assim sendo as minhas escolhas são claras:
O meu cenário pedagógico terá que ser promotor de:
- autonomia
- cooperação
- liberdade para criar
- da escuta ativa das crianças
- desafios
- da participação das crianças
Falta agora o principal:
a ação das crianças sobre esses mesmo espaço, as suas ideias para o seu funcionamento.
Manuela Guedes