Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Sab | 29.09.18

Cenário Pedagogico II- A importância dos Inventários

Bairrão (1994, p.42) que “a determinação significativa daquilo que uma criança pode realizar, só ganha verdadeiro sentido se for conhecido o contexto onde está inserida” Neste contexto é fundamental para a construção da autonomia das crianças  e  sua capacitação no caminho da sua aprendizagem que a sala seja por elas conhecida e compreendida. Os Inventários: são pequenas listagens escritas, construídas em conjunto, dos materiais e atividades que as várias áreas de trabalho podem proporcionar. De forma a permitir uma leitura fácil pelas crianças, esta listagem é ilustrada por elas, que utilizam estes inventários para “recordar e ver as diferentes possibilidades de atividades nessa área” (Folque; 2012: 55). 

Foi o que fizemos nesta segunda semana, iniciámos o reconhecimento do espaço , das diferentes áreas o que nelas havia e o que podemos fazer ou aprender

DSCN524611.jpg

DSCN5292.JPG

Também começámos a ilustrar as regras de vida, isto é as regras da nossa sala, que afinal não são mais do que regras simples de convivencia e de trabalho. 

 Defenimos a escola (..)como um espaço de iniciação às práticas de cooperação e de solidariedade de uma vida democrática. Nele, os educandos deverão criar com os seus educadores  as condições materiais, afetivas e sociais para que, em comum, possam organizar um ambiente institucional capaz de ajudar cada um a apropriar-se dos conhecimentos, dos processos e dos valores morais e estéticos gerados pela humanidade no seu percurso histórico-cultural.( Niza, S.Escritos sobre Educação,1998, p. 141).

DSCN5274.JPG

DSCN5275.JPG