Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 22.09.24

Cenário pedagógico I

Nesta primeira semana de trabalho estivemos a decidir quantos meninos podiam estar em cada área de trabalho. Este trabalho tem como objetivo principal que as crianças se apropriem do espaço e participem na sua gestão. Esta participação permite-lhes compreender que a sua voz é ouvida, que as decisões que tomamos são discutidas por todos, que o espaço de sala onde trabalham são organizados e tem objetivos muito concretos: servem para aprender.

“propõe um currículo baseado em problemas e motivações da vida real, apresentados de modo funcional e pragmático”, e que deve ser gerido cooperadamente por todos os intervenientes. Para apoiar a responsabilidade pela aprendizagem e pela vida do grupo, o MEM propõe uma determinada organização do espaço, do tempo e de interações reguladas por diversos instrumentos de pilotagem."

(Assim aprendemos juntos,Alexandra Cruz, Conceição Ventura, Margarida Rocha,Noémia Peres e Teresa Sousa*)

A sala está dividida em sete áreas:

  • Área do faz-de- conta , onde as crianças brincam ao faz -de conta desempenhando uma série de papeis e situações, através do jogo simbólico.
  • Atelier de artes plásticas, no qual as crianças desenvolvem uma série de projetos e atividades no domínio das artes visuais ( pintura, colagem, aguarelas, desenho com diversos materiais, composições, modelagem)
  • Área da escrita, no qual existem diversos materiais que permitem às  crianças ensaiarem as suas tentativas de escrita. ( escrever o seu nome e os colegas, escrever cartas, recados, criar histórias....)
  • Laboratórios da matemática e das ciências, onde existem uma série de materiais estruturados ou não que permitem às crianças realizarem uma série de experiências e ensaios nos domínios da matemática, biologia, astronomia, física...
  • Construções e garagem onde as crianças se propõe realizar uma serie de construções e situações de aprendizagem em 3d
  • Biblioteca e centro de recursos, no qual existem uma série de livros e documentos que apoiam as crianças nos projetos e na leitura de histórias, etc
  • Área polivalente, onde se encontram uma série de instrumentos que apoiam a organização e gestão cooperada da sala . ( estes instrumentos serão objeto de posteriores publicações)

Tomadas as decisões fomos então, a pares ilustrar e colar no restetivo lugar . 

IMG20240917095037

IMG20240917100946

E porque temos nós esta preocupação, de organizarmos o espaço com as crianças , fazendo-as participar no processo?

Porque consideramos que a cooperação, (isto é todos poderem alcançar os seus objetivos quando todos e cada um alcançarem os seus), é a forma mais eficaz e natural de viver em sociedade. Consideramos que valores como a solidariedade, a inter ajuda o respeito pela voz das crianças é fundamental para que a escola seja mais do que um simples lugar onde passamos o tempo.

O jardim de infância é  a primeira etapa da construção do espírito democrático e este só se constrói se o vivermos intensamente e de forma direta, sem equívocos. 

Manuela Guedes