Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 20.12.20

Avaliação cooperada: da conceção de instrumentos à sua aplicação

Na nossa sala todos meses realizamos a avaliação dos nossos instrumentos e também do que vamos conseguindo realizar bem como do que aprendemos. Chegados ao final de um ciclo ( o 1.º periodo) é tempo de realizar uma avaliação mais profundo sobre o que achamos que  temos que aprender/saber  na nossa sala.Este trabalho de tomada de consciência ( meta cognição), permite às crianças pensarem sobre o que realmente sabem, pensarem sobre o seu propósito aqui na sala ( aprender de forma cooperada e feliz). 

De acordo com as Orientações Curriculares para o Pré Escolar avaliar  "consiste na recolha da informação necessária para tomar decisões sobre a prática. Assim, considera-se a avaliação como uma forma de conhecimento direcionada para a ação.(...)A avaliação na educação pré-escolar é reinvestida na ação educativa, sendo uma avaliação para a aprendizagem e não da aprendizagem. É, assim, uma avaliação formativa por vezes também designada como “formadora”, pois refere-se a uma construção participada de sentido, que é, simultaneamente, uma estratégia de formação das crianças, do/a educador".

Acredito na avaliação que faz crescer e que é voltada para a aprendizagem e o seu processo, quer isto dizer que a avaliação não é uma meta mas sim a documentação do processo de aprender. aqui na sala faz-se com todos, pois o caminho que cada um faz está  diretamente ligado ao caminho que os colegas fazem. Acredito que o sucesso de cada um assenta no sucesso de todos e é por isso que  juntos falamos sobre o que cada um é capaz e como nos podemos apoiar mutuamente.

Assim, dentro desta prespetiva elencámos o que consideramos mais importante e ilustrámos.

DSCN2339.JPG

Construímos uma tabela.

DSCN2375.JPGDSCN2378.JPG

Preenchemos

DSCN238311.jpg

Partilhámos com os colegas, mas quando regressarmos voltaremos a elas para que este exercício de tomada de consciência possa ser feito com uma maior partilha entre todos, ouvindo o que cada um tem a dizer sobre o trabalho de todos, a isto chama-se cooperar.

Manuela Guedes

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.