Avaliação Cooperada
Não é possível realizar verdadeiramente uma avaliação formadora se não se criarem sistemas de diferenciação do trabalho. Como nos diz Perrenoud (1997) «diferenciar é romper com o ensino magistral - a mesma lição, os mesmos exercícios para todos - mas é sobretudo uma maneira de pôr em funcionamento uma organização do trabalho e dispositivos didácticos de forma a colocarem cada aluno perante a situação mais favorável».
Acreditamos na avaliação como parte integrante das aprendizagens e realizada de forma cooperada, para que todos os elementos do grupo possam dar o seu contributo, ao percurso de cada um.
Também nos debruçãmos sobre as leituras que fizemos. quais os livros que mais gostámos e porquê?
É a tomada de consciência, pelo indivíduo e pelo grupo, do percurso feito, o que naturalmente o irá envolver nas decisões a tomar relativamente ao percurso a seguir.A validação social do trabalho de cada um, confere ao mesmo uma importância primordial no percurso futuro. Neste sentido, consideramos a avaliação, não apenas como um ponto de chegada mas fundamentalmente como um ponto de partida. Integrar a perspectiva da avaliação formadora, significa adoptar novas metodologias de ensino-aprendizagem. Perrenoud (1992) diz mesmo que «mudar a avaliação significa provavelmente mudar a escola, (...) significa transformar consideravelmente as regras do jogo dentro da sala de aula».