Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Seg | 15.01.24

Ainda sobre a avaliação

Acreditamos numa avaliação formadora fazendo parte integrante das aprendizagens, como vem bem reforçado nas Orientações Curriculares , uma avaliação para as aprendizagens .

A avaliação, para ser efectiva, tem de contribuir para uma teoria da educação (...) para os objectivos do empreendimento educativo. Esses objectivos centram-se no problema do apoio ao desenvolvimento dos seres humanos para que estes possam utilizar as suas capacidades potenciais com vista a alcançarem uma boa vida e darem uma contribuição efectiva à sociedade. Quando se perde de vista esse objectivo, tanto a educação como a sua avaliação tornam-se técnicas e estéreis. Perceber como se pode efectivamente ajudar os seres humanos na aprendizagem e no desenvolvimento é a tarefa central de uma teoria da educação e as técnicas de avaliação advêm dela do mesmo modo que a prática médica advém das ciências médicas. (Jerome Bruner, 1999, p. 202)

Esta semana também houve tempo para fazer a avaliação do mapa de atividades e ,embora ainda haja muitas crianças que não escrevem o seu nome e necessitem de ajuda para registarem no mapa de atividades as suas escolhas, é necessário fazer esta avaliação com as crianças. Ela vai permitir que as crianças tenham consciência do que fizeram, compreendam o que têm que melhorar ou alargar as suas escolhas. Não se pretende que as crianças façam todas o mesmo caminho ou tenham as mesmas opções, mas sim que reflitam sobre o que fizeram e arriscar saindo da sua zona de conforto experimentando outras atividades.

E assim , este processo de avaliação partilhada passa sempre pelo mesmo processo de todo o trabalho intelectual:

  • Recolher e registar os dados
  • cooperar com os colegas para melhorar o trabalho
  • Comunicar aos outros o que se fez e assumir compromissos.

IMG2024011011381011

IMG2024011209530411

IMG2024011209550111