Ainda o tema da avaliação
A auto-avaliação permite numa primeira fase que as crianças tenham contacto com este processo que implica: auto-conhecimento, maturidade, tomada de consciência de que já se sabe ou é capaz e as fragilidades...
É evidente que as crianças , num primeiro contacto com este modelo de avaliação ainda se confundem e consideram que são capazes de fazer tudo muito bem...Não faz mal porque o que importa é o caminho que fazemos no sentido de uma cada vez maior consciência do percurso de cada um.
É com este objetivo que feito o levantamento do que as crianças consideram importante aprender no jardim de infância, teremos que com elas construir descritores( critérios) que lhes permitem aferir e objetivar o que cada item contêm. Foi assim que, em conjunto, elaborámos estes descritores.
Depois deste trabalho de levantamento e tomada de consciência dos critérios, então as crianças vão preencher a sua ficha de auto-avaliação. numa primeira fase não me preocupo muito que as crianças se aproximem da "realidade" apenas a faço tomar consciência do que foi o combinado e quais os compromissos assumidos. Mais tarde, com o continuar de uma prática de avaliação constante vou sendo mais exigente e vou apoiando as crianças que ainda não são capazes de formalizar essa maturidade.
É de salientar que o facto de as crianças se habituarem a comunicar a sua auto-avaliação aos colegas ajuda e muito nessa tomada de consciência, pois muitas vezes são os colegas que dizem e chamam à atenção para compromissos assumidos e que não foram cumpridos ou saberes que ainda não estão consolidados.
Manuela Guedes