Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Qua | 18.03.20

Afunda ou flutua?

O R propôs fazermos uma experiência para descobrirmos se uma laranja flutuava ou afundava... mas antes gerou-se uma discussão, porque havia meninos que não sabiam o que era flutuar . A M esplicou que é "ficar em cima, não ir ao fundo. No dia combinado para realizarmos as experiencias, fomos em primeiro lugar saber o que pensávamos que ia acontecer à laranja.

DSCN167911.jpg

DSCN168211.jpg

Fomos fazendo o mesmo com diversas frutas. Primeiro previamos o que iria acontecer e depois experimentávamos.

...tamarindo? flutua ou afunda?

DSCN169211.jpg

DSCN1694.JPG

...fizemos o registo

DSCN169811.jpg

E afinal porque há frutas que afundam e outras que flutuam? Porque " umas são mais leves e outras pesadas.( R e S)" Sim é mais ou menos isso. Efetivamente o que acontece é que a densidade dos frutos é diferente de fruto para fruto e por isso a força que ele exerce na água e que esta exerce sobre ele é diferente. É essa diferença que permite que cada fruto afunde ou flutue. 

Não queremos que as crianças estudem estes conceitos tão complicados mas apenas que tenham contacto com eles e sobretudo tenham a curiosidade de compreender o mundo que as rodeia e serem impreendedoras nas suas próprias ideias.

Manuela Guedes