Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 05.06.22

A nossa visão sobre as obras do Museu de Arte Antiga

Quando fomos ao Museu de Arte Antiga  levámos uma prancheta com folhas de papel e estivemos a desenhar algumas obras que vimos. Combinámos que iríamos pintar telas com as obras que vimos. A Manuela disse-nos que naquela altura não havia as mesmas tintas que existem agora, que as tintas eram feitas com "pigmentos" gema de ovo e vinagre e depois juntava-se a água. Fizemos assim as tintas e também vimos que cores eram utilizadas na altura.

IMG20220527110818

Na sala começámos a pintar as nossa telas. 

IMG2022060211021911

 fundo fizemos com lápis pastel seco e depois a Manuela ou a Lina põe laca para fixar as cores.

IMG2022060210441711.jpg

Vamos fazer uma exposição e estão todos convidados para a visitarem.

Daremos notícias em breve.

Queridos leitores, este mergulho no mundo da pintura e da Arte não tem como objetivo que as crianças pintem como os "Mestres" do Barroco ou sequer que imitem as obras que viram, serve somente para que, por um lado as crianças dêem a sua visão do que vêem, por outro tenham acesso ao modo de fazer, isto é ao processo de criação artística  e ainda que o seu trabalho seja reconhecido pelos seus pares bem como pelas suas famílias.

Não queremos de modo algum formar artistas de tão tenra idade apenas que as crianças tenham acesso ao que de mais nobre o ser humano constrói, a Cultura. Ao permitimos que as as crianças tenham acesso à Cultura, estamos de algum modo a contribuir para a sua promoção e emancipação enquanto indivíduos, que tenham sentido crítico, pois toda a Arte é um manifesto crítico e inovador para quem observa e lê essas obras. Olhar o mundo com outros olhos é o que eu, enquanto educadora tento promover ao realizar este trabalho com as crianças que vou tendo o privilégio de conhecer.

Manuela Guedes

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.