Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Sab | 03.11.18

A nossa primeira visita de estudo

Para se apropriarem do mundo que as rodeiam e construir conhecimento, as crianças têm que enriquecer as suas vivências.

É por meio da EXPERIÊNCIA, da OBSERVAÇÃO e da EXPLORAÇÃO de seu ambiente , que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura os seus esquemas de pensamento, interpreta e busca soluções para factos novos o que favorece e muito, o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente, na fase pré - escolar. 

As visitas de estudo são um meio privilegiado para a criança aprender, compreender, conhecer, observar e respeitar o mundo que a cerca. A curiosidade natural das crianças, o desejo de saber e conhecer é desde muito tenra idade uma oportunidade para a criança ser intelectualmente activa e culturalmente desperta.

Visitar museus, jardins, galerias de arte permitem à criança  ter oportunidade de contactar com novas situações e experiênciar  novas vivências.

A ciência, a tecnologia ,a arte são áreas que a criança só poderá vivenciar se sair da escola e contactar de perto com a  diversidade das diferentes áreas do conhecimento.

A cultura e acesso que temos a ela deverão ser uma prioridade na infância... pois queremos ser,  efectivamente cidadãos de pleno direito.e são áreas que a criança só poderá vivenciar se sair da escola e contactar de perto com a  diversidade das diferentes áreas do conhecimento.

É com este sentido que fazemos questão de sair do nosso meio próximo e realizarmos visitas de estudo interessantes que permitam às crianças ampliarem s sua visão do mundo, conhecerem outras realidades e iniciarem assim o seu caminho de acesso à cidadania plena.

Desta vez  fomos ao Oceanário e aqui está o registo fotográfico da visita.

 

1 comentário

Comentar post