A nossa primeira visita de estudo
Para se apropriarem do mundo que as rodeiam e construir conhecimento, as crianças têm que enriquecer as suas vivências.
É por meio da EXPERIÊNCIA, da OBSERVAÇÃO e da EXPLORAÇÃO de seu ambiente , que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura os seus esquemas de pensamento, interpreta e busca soluções para factos novos o que favorece e muito, o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente, na fase pré - escolar.
As visitas de estudo são um meio privilegiado para a criança aprender, compreender, conhecer, observar e respeitar o mundo que a cerca. A curiosidade natural das crianças, o desejo de saber e conhecer é desde muito tenra idade uma oportunidade para a criança ser intelectualmente activa e culturalmente desperta.
Visitar museus, jardins, galerias de arte permitem à criança ter oportunidade de contactar com novas situações e experiênciar novas vivências.
A ciência, a tecnologia ,a arte são áreas que a criança só poderá vivenciar se sair da escola e contactar de perto com a diversidade das diferentes áreas do conhecimento.
A cultura e acesso que temos a ela deverão ser uma prioridade na infância... pois queremos ser, efectivamente cidadãos de pleno direito.e são áreas que a criança só poderá vivenciar se sair da escola e contactar de perto com a diversidade das diferentes áreas do conhecimento.
É com este sentido que fazemos questão de sair do nosso meio próximo e realizarmos visitas de estudo interessantes que permitam às crianças ampliarem s sua visão do mundo, conhecerem outras realidades e iniciarem assim o seu caminho de acesso à cidadania plena.
Desta vez fomos ao Oceanário e aqui está o registo fotográfico da visita.