Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Seg | 03.02.20

A construção da agenda semanal

Durante estas primeiras semanas de trabalho temos andado a construir a nossa agenda semanal que vai nascendo da conjugação dos dias/horas/ espaços a nós destinados para a realização de, por exemplo, fazer a "ginástica" e da nossa descoberta das áreas de trabalho ou das questões por nós colocadas e que depois de algum debate em Conselho, se decide qual o melhor dia para trabalharmos essa questão. E assim pouco a pouco vai nascendo a nossa agenda e que vai sendo ilustrada.

DSCN1253.JPG

Depois de estar construida, há que alimentã-la isto é há que fazer nascer questões para irem sendo trabalhadas nesses momentos. Essas questões podem nascer do momento da manhã do " mostrar e contar" em que todos os dias mostramos ou contamos alguma coisa que consideramos interessante e que pode susssitar alguma questão. Também no momento das comunicações em que mostramos um trabalho que fizemos no tempo de atividades em projeto( na parte da manhã),podem surgir questões que queremos ver aprofundadas ou que de alguma maneira suscitam duvidas ou alguma proposta para vir um convidado à sala falar de um assunto ou realizarmos uma atividade de animação cultural que saiu de uma história que foi contada ou de um livro que levámos para casa e que gostaríamos de ver tranasformada num teatro. 

DSCN1453.JPG

Pode-se peguntar da relevância deste instrumento de pilotagem numa sala de pré escolar. Este instrumento assegura , em primeiro lugar, a participação das crianças na planificação do trabalho, uma vez que é construído com elas e através das suas ideias e sgestões. Por outro lado, permite trazer tranquilidade e consistencia ao trabalho, pois permite que as crianças possam antecipar o seu dia à dia.

 A participação das crianças no processo educativo através de oportunidades de decisãoem comum, de regras coletivas indispensáveis à vida social e à distribuição de tarefasnecessárias à organização do grupo constituem experiências de vida democrática que permitem tomar consciência dos seus direitos e deveres. (Silva, et al. 2016, p. 25).a escola é dos alunos e a cada um caberá uma tarefa específica para que o todo possa funcionar harmoniosamente. É esta partilha das responsabilidades que sustenta toda a organização cooperada da sala de aula, contribuindo significativamente para o
desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da liberdade e da participação real (ingredientes responsáveis pelo desenvolvimento sociomoral) (Serralha, 2001, p. 34). 

A organização do trabalho, na qual eu acredito, permite que em comunidade tomemos as decisões que consideramos mais eficazes para o bem comum. A agenda semanal e a sua construção participada permite isso mesmo, trazer consistencia no trabalho num ambiente de cooperação e em que as crianas participam de forma livre e democrática.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.