Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 10.10.21

A construção cooperada do mapa de Tarefas

Na nossa sala combinamos tudo o que vamos fazer e como vamos fazer. No primeiro dia de escola a Manuela perguntou quem iria ser o responsável por dar a comida às tartarugas e aos peixes, quem iria distribuir os leites e escreveu tudo numa folha. Durante a semana foram surgindo mais tarefas e a pouco e pouco todos fomos tendo tarefas. A Manuela disse-nos para que pudéssemos ser nós a saber quem eram os responsáveis teríamos que ilustrar as tarefas em vez de ser só a escrita da Manuela e assim fizemos. Na segunda -feira, quando avaliámos o cumprimento das tarefas e escolhemos novos responsáveis, fizemos a ilustração e colámos no novo mapa. Agora sempre que a Manuela pergunta quem é o responsável por lavar as mesas ou outro qualquer, nós vamos ao mapa e " lemos# os nomes dos colegas... Ainda estamos a aprender porque ainda nem todos sabemos escrever bem o nome e nem todos conhecemos os nomes dos colegas... mas com o tempo vamos conseguir.

Escolha das tarefas e escrita do nome

DSCN3042.JPG

Ilustração a pares

DSCN304711.jpg

Colagem no mapa

DSCN3048.JPG

 

O objetivo deste trabalho é, por um lado autonomizar as crianças, isto é elas serem capazes de cumprir as responsabilidades que assumiram ter perante o grupo e por outro saberem que fazem parte de um grupo, que constrói o seu caminho em conjunto. Acontece na construção dos instrumentos de regulação como acontecem com todas as aprendizagens em todas as áreas do conhecimento. Pretende-se que as crianças sejam co-construtoras do seu caminho na  sua aprendizagem e ao mesmo tempo que compreendam que podem ser um recurso, um apoio  na construção das aprendizagens dos seus colegas. É nisto que eu acredito! ( numa sociedade em que possamos todos trabalhar em cooperação)

Manuela Guedes

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.