Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.
Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.
No tempo de mostrar e contar o D. mostrou-nos um tubarão martelo e o S. disse-nos que quando um tubarão morde uma pessoa que a água ficava vermelha... A Manuela reforçou a ideia de que o sangue da pessoa de misturava com a água e acabava por se diluir.... Palavras difíceis..... O D afirmou ainda que o sangue iria ao fundo.... Fomos verificar o que quer dizer diluir e misturar.... Com corante alimentar, simulámos a mistura e posterior diluição e para mostrarmos que há (...)
Lembram-se dos cadernos que vos pedimos no inicio do ano? Pois, são para usarmos na área da escrita para escrevermos o que quisermos e soubermos,,,, escrever com informalidade mas com significado. OObjetivo não é que as crianças aprendam a escrever de forma formal mas sim que compreendam que a escrita serve para comunicar, que podemos escrever sempre que nos apetecer...que podemos copiar palavras que existem num ficheiro , que podemos escrever o nome dos amigos, que podemos fazer (...)
Aqui na escola, o dia da alimentação é comemorado com muito entusiasmo. Serve este dia para falarmos de alimentação saudável, para nos juntarmos todos ( pre e 1º ciclo).... para prepararmos um lanche conjunto. Desta vez não foi diferente... Fizemos primeiro um primeiro levantamento do que serão alimentos saudáveis para o nossos corpo e organizámos uma matris de um dia de refeições.... No dia anterior ao dia 16 de outubro fizemos um doce de abóbora ( que estava delicioso) (...)
Tenho como um dos principais propósitos do meu trabalho capacitar as crianças de ferramentas para desenvolverem o seu trabalho de forma autónoma, por isso no inicio do ano vamos descobrindo o que podemos fazer em cada área da sala e o que temos para o realizar. Bairrão (1994, p.42) que “a determinação significativa daquilo que uma criança pode realizar, só ganha verdadeiro sentido se for conhecido o contexto onde está inserida” Neste contexto é fundamental para a (...)
O S disse que queria fazer uma experiência com água para saber se ela mudava de lugar... Fizemos uma outra experiência para sabermos se a água muda de forma e se com isso fica mais ou menos água. cada par tinha um recipiente para por a água e em cada ele se pôs uma medida de água....mas uns ficavam mais cheios do que outros, porque seria? Havia meninos que achavam que havia mais água, mas o S. dizia que não....que era só uma medida.... então o que seria que acontecia? se a (...)
O J. esteve a contar o numero de rapazes que havia na sala , mas não chegou a nenhum consenço porque faltava uma crianças nesse dia, o que tornava o exercicio mais complicado.... Decidimos que no dia da matemática iríamos fazer esse registo. Cada um fez-se asi próprio e colono respetivo conjunto. No fim contámos e verificámos que existem 12 rapazes e 8 raparigas.
Na semana passada a F trouxe folhas que apanhou do chão e a esse propósito há um grupo de meninas a investigar essa questão. será o nosso primeiro projeto.Mas o que fazer com as folhas que a F e mais tarde o D trouxeram? Será que podíamos ir apanhar mais? E assim fizemos , fomos apanhar folhas e a manuela mostrou-nos que podámos colálas numa moldura e depois fazermos uma lanterna.... e assim fizemos. A Manuela pôs uma luz dendto das lanternas e aqui está o resultado.
A organização cooperada do trabalho de aprendizagem carece de determinados instrumentos, a que chamamos "instrumentos de pilotagem" e que servem regular o nosso trabalho em diversas dimensões: gestão do tempo e da rotina diária e semanal, planificação e avaliação e regulação sócio- moral do grupo. Os “instrumentos de pilotagem”, entendidos como instrumentos de regulação da vida do grupo, “ajudam o educador e as crianças a orientar/regular (planear e avaliar) o que (...)
O D. não sabia quando fazia anos e depois de fazermos essa pergunta a vários meninos descobrimos que a maior parte não sabia.... Decidimos ir fazer um calendário de aniversário .É muito simples: cada mês tem uma cartolina com o nome e o número correspondente. Cada menino escreve o seu nome eo dia do mês e depois cola na respetiva cartolina. No fim fomos ver qual o mês em que havia mais meninos a fazer anos e em que meses não havia ninguém. Também havia meninos que não (...)
Esta semana estamos a fazer os nossos retratos. Em papel de jornal fizemos o nosso retrato. Numa outra folha pintámos o fundo como se fosse com aguarela. Depois recortamos o nossoo retrato e por fim colámos. aqui está o resultado