Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 22.11.20

Os nossos instrumentos de pilotagem

Lugar de Partilha 2
A organização cooperada do trabalho de aprendizagem carece de determinados instrumentos, a que chamamos "instrumentos de pilotagem" e que servem regular o nosso trabalho em diversas dimensões: gestão do tempo e da rotina diária e semanal, planificação e avaliação e regulação sócio- moral do grupo. Os “instrumentos de pilotagem”, entendidos como instrumentos de regulação da vida do grupo, “ajudam o educador e as crianças a orientar/regular (planear e avaliar) o que (...)
Dom | 22.11.20

Papagaios e a matemática

Lugar de Partilha 2
Estivemos a fazer papagaios de papel, pois descobrimos que a forma deles é um losango irregular ,uma forma geométrica que tem quatro lados mas não é um quadrado. Para a cauda do papagaio fizemos padrões e descobrimos que um padrão é uma repetição sempre igual.      
Dom | 22.11.20

E jogámos badmingtong!!!!!!

Lugar de Partilha 2
No dia combinado para fazermos ginástica, estivemos com as raquetas e as penas . Para além de nos divertirmos também aprendemos palavras novas e um novo desporto chamado "badmingtong" Espreitem!      
Dom | 15.11.20

Quando eu for grande

Lugar de Partilha 2
A K propos fazermos um trabalho sobre o que queríamos ser quando fossemos grandes e descobrimos muitas coisas e até cantámos uma música com esse nome...
Dom | 15.11.20

Descobrir como as cores são feitas

Lugar de Partilha 2
Estivemos a descobrir como as cores são feitas. Que cores têm lá dentro... Num filtro de café fizemos uma bolinha com a cor que escolhemos. Colocámos  dentro de água e observámos. descobrimos , por exemplo que no laranja aparece amarelo e um pouco de vermelho... No verde um pouco de amarelo e azul... No fim fizemos o registo.      
Dom | 15.11.20

O nosso dia do teatro

Lugar de Partilha 2
Experimentámos fazer marionetas... nunca tínhamos estado com uma marioneta na mão... e foi desfiador. Ora escutem...  
Dom | 15.11.20

Comunicações...porque as fazemos?

Lugar de Partilha 2
Citando Sérgio Niza  (1998) gostaria de referir que: " A comunicação é um dos mecanismos centrais da pedagogia do MEM enquanto factor de desenvolvimento mental e de formação social. Decorre da condição de se aceitar, na escola, como fundamental, a criação de um clima de livre expressão dos alunos, para que se não sintam policiados nas suas falas, nos seus escritos ou nas actividades representativas e artísticas em que se envolvem (p. 78)." Para as crianças esta (...)
Dom | 15.11.20

Mais projetos

Lugar de Partilha 2
Estamos a fazer um projeto sobre os tubarões( Como nascem?) e outro sobre os peixes( Os peixes nascem de ovos?) Numa primeira fase fomso à biblioteca ver que livros haviam onde pudessemos encontrar a informação que queríamos.  Em seguida os dois grupos dividiu-se para plenear o que queria fazer para mostrar o que iam aprender tendo ficado decidido que o grupo dos tubarões ia fazer um tubarão martelo e o grupo dos peixes ia fazer uma maqueta em forma de "aquário" e um livro. Vam (...)
Dom | 15.11.20

Descobertas de escrita: o inicio de uma caminhada

Lugar de Partilha 2
A M.I comunicou que sabia escrever o nome do pai.A maior parte dos meninos sabia como se chamavam os pais mas não sabia como se escrevia. Na tarde dedicada à escrita fomos fazer essas descobertas. No nosso caderno de escrita escrevemos o nome do pai e da mãe e depois ilustramos em seguida comunicámos aos colegas o que tínhamos feito. A escrita aparece no jardim de infância, em forma de descoberta, de desafio e não com a a obrigatoriedade de a criança aprender a escrever. O (...)
Dom | 01.11.20

Semear flores

Lugar de Partilha 2
A M.I queria saber como nasciam as flores e combinámos no dia das experiências irmos semear flores. Cada um tinha um vaso, de fibra de côco para não poluirmos o ambiente. Colocámos terra e escolhemos as sementes da flor que queremos. Havia flores que nascem  sementes e outras que nascem de bolbos, que é uma espécie de cebola. Colocámos terra no vaso deitámos a semente regámos e fizemos uma etiqueta com o nosso nome.