Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 19.10.25

O que é diluir...misturar...

Lugar de Partilha 2
No tempo de mostrar e contar o D. mostrou-nos um tubarão martelo e o S. disse-nos que quando um tubarão morde uma pessoa que a água ficava vermelha... A Manuela reforçou a ideia de que o sangue da pessoa de misturava com a água e acabava por se diluir.... Palavras difíceis..... O D afirmou ainda que o sangue iria ao fundo.... Fomos verificar o que quer dizer diluir e misturar.... Com corante alimentar, simulámos a mistura e posterior diluição e para mostrarmos que há (...)
Dom | 19.10.25

Cadernos de escrita

Lugar de Partilha 2
Lembram-se dos cadernos que vos pedimos no inicio do ano? Pois, são para usarmos na área da escrita para escrevermos o que quisermos e soubermos,,,, escrever com informalidade mas com significado.  OObjetivo não é que as crianças aprendam a escrever de forma formal mas sim que compreendam  que a escrita serve para comunicar, que podemos escrever sempre que nos apetecer...que podemos copiar palavras que existem num ficheiro , que podemos escrever o nome dos amigos, que podemos fazer (...)
Dom | 19.10.25

Dia da alimentação

Lugar de Partilha 2
Aqui na escola, o dia da alimentação é comemorado com muito entusiasmo. Serve este dia para falarmos de alimentação saudável, para nos juntarmos todos ( pre e 1º ciclo).... para prepararmos um lanche conjunto.  Desta vez não foi diferente... Fizemos primeiro um primeiro levantamento do que serão alimentos saudáveis para o nossos corpo e organizámos uma matris de um dia de refeições....  No dia anterior ao dia 16 de outubro fizemos um doce de abóbora ( que estava delicioso) (...)
Dom | 19.10.25

Inventários

Lugar de Partilha 2
Tenho como um dos  principais propósitos do meu trabalho  capacitar as crianças de ferramentas para desenvolverem o seu trabalho de forma autónoma, por isso no inicio do ano vamos descobrindo o que podemos fazer em cada área da sala e o que temos para o realizar. Bairrão (1994, p.42) que “a determinação significativa daquilo que uma criança pode realizar, só ganha verdadeiro sentido se for conhecido o contexto onde está inserida” Neste contexto é fundamental para a (...)
Dom | 12.10.25

Qual o recipiente que tem mais água?

Lugar de Partilha 2
O S disse que queria fazer uma experiência com água para saber se ela mudava de lugar... Fizemos uma outra experiência para sabermos se a água muda de forma e se com isso fica mais ou menos água. cada par tinha um recipiente para por a água e em cada ele se pôs uma medida de água....mas uns ficavam mais  cheios do que outros, porque seria? Havia meninos que achavam que havia mais água, mas o S. dizia que não....que era só uma medida.... então o que seria que acontecia? se a (...)
Dom | 12.10.25

Meninos e meninas...quantos somos?

Lugar de Partilha 2
 O J. esteve a contar o numero de rapazes que havia na sala , mas não chegou a nenhum consenço porque faltava uma crianças nesse dia, o que tornava o exercicio mais complicado.... Decidimos que no dia da matemática iríamos fazer esse registo. Cada um fez-se asi próprio e colono respetivo conjunto. No fim contámos e verificámos que existem 12 rapazes e 8 raparigas.     
Dom | 12.10.25

Folhas ...para que vos quero?

Lugar de Partilha 2
Na semana passada a F trouxe folhas que apanhou do chão e a esse propósito há um grupo de meninas a investigar essa questão. será o nosso primeiro projeto.Mas o que fazer com as folhas que a F e mais tarde o D trouxeram? Será que podíamos ir apanhar mais? E assim fizemos , fomos apanhar folhas e a manuela mostrou-nos que podámos colálas numa moldura e depois fazermos uma lanterna.... e assim fizemos.   A Manuela pôs uma luz dendto das lanternas e aqui está o resultado.
Sab | 04.10.25

A construção dos instrumentos de pilotagem

Lugar de Partilha 2
A organização cooperada do trabalho de aprendizagem carece de determinados instrumentos, a que chamamos "instrumentos de pilotagem" e que servem regular o nosso trabalho em diversas dimensões: gestão do tempo e da rotina diária e semanal, planificação e avaliação e regulação sócio- moral do grupo. Os “instrumentos de pilotagem”, entendidos como instrumentos de regulação da vida do grupo, “ajudam o educador e as crianças a orientar/regular (planear e avaliar) o que (...)
Dom | 28.09.25

Quando fazemos anos'

Lugar de Partilha 2
O D. não sabia quando fazia anos e depois de fazermos essa pergunta a vários meninos descobrimos que  a maior parte não sabia.... Decidimos ir fazer um calendário de aniversário .É muito simples: cada mês tem uma cartolina com o nome e o número correspondente. Cada menino escreve o seu nome eo dia do mês e depois cola na respetiva cartolina. No fim fomos ver qual o mês em que havia mais meninos a fazer anos e em que meses não havia ninguém. Também havia meninos que não (...)
Dom | 28.09.25

Os nossos retratos

Lugar de Partilha 2
Esta semana estamos a fazer os nossos retratos. Em papel de jornal fizemos o nosso retrato. Numa outra folha pintámos o fundo como se fosse com aguarela.    Depois recortamos o nossoo retrato e por fim colámos. aqui está o resultado