Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.
Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.
Finalmente inaugurámos a nossa biblioteca de exterior. Este projeto está integrado nas Escolas 20/30, projeto financiado pela fundação Aga Khan e tem como objetivo fazer do espaço exterior da escola um espaço de aprendizagens múltiplas. assim temos a biblioteca de exterior, integrada nos 50 anos do 25 de abril, como um espaço de distração , fruição e liberdade, Os livros foram maioritariamente cedidos pelas famílias e a estante, um frigorífico foi cedido pela EB n.º2 de (...)
No momento do "Mostrar e contar" a I. referiu que tinha uma esponja que se dissolvia. A Manuela perguntou o que era isso de dissolver e como não sabíamos combinámos fazer uma experiência para compreendermos melhor este conceito . a Jéssica, preparou a experiência e havia três possibilidades óleo, tinta ou pedras. Cada par escolheu o que quis e registou o que acontecia, numa tabela. Fomos comunicando aos restantes meninos o que tinha acontecido... e verificámos que (...)
Vários meninos, encontraram no pátio da escola caracois. Trouxemos para a sala e estivemos a preparar um local para que os caracois possam viver. Primeiro fomos á nossa relava à procura de elementos que pudessem estar no caracolário. Já na sala, colocámos pedras num aquário, depois terra e depos o material que apanhamos( pauzinhos, erva).
O M disse aos colegas que tinha sete anos, mas vimos que ainda não tem e por isso fomos ver quantos anos tínhamos Fizemos um jogo em que cada um tinha que procurar o numero dos seus anos que estava escrito numa cadeira. Depois colámos o nosso nome na coluna dos anos que temos.
Depois de ouvirmos a história " Diário de um migrante", estivemos a falar sobre o que gostaríamos de dar, oferecer para ajudar quem foge da guerra ou da fome. Primeiro elencámos várias coisas que gostaríamos que acontecessem, depois a pares ilustrámos, Fizemos primeiro o contorno a preto e preenchemos com carvão. Por fim passamos papel, para retirar o excesso de carvão e dar um efeito "esfumado", como nos sonhos.Vimos que existem muitos locais no nosso planeta, em guerra e (...)
E foi com esta questão que iniciámos as nossa atividades experimentais conjuntas. A D. perguntou e na quinta-feira estivemos a verificar se na verdade o arco-iris tem ou não cor de laranja. Simulámos na sala com um projetor de luz branca e uma tina com água, as condições em que o arco-íris surge. E sim o arco-iros tem laranja. O que acontece? A luz branca do projetor atravessa a água fazendo a luz branca decompor-se nas sete cores do arco-íris. Também descobrimos (...)
Um grupo de meninas quer saber se existem mesmo sereias. Estiveram a fazer a pesquisa na internet, pois não existe nenhum livro que as possa ajudar e decidiram fazer uma sereia em tamanho real, usando o corpo da C. Fizeram o contorno e pintaram. Fizeram as escamas que colaram à cauda da sereia . Falta ainda terminar o cartaz com aquilo que aprenderam sobre as sereias e comunicar aos outros o que aprenderam
A Manuela disse que a L tinha o rosto muito parecido com uma menina que já foi da nossa sala e que está no 2.º ano , a C. A L perguntou então o que era o rosto, houve meninos que responderam e a Manuela perguntou quais os elementos do rosto e como poderíamos mostrar aos outros o nosso estado de humor .... veríficámos que são os olhos e a boca que dá a nossa expressão. Decidimnos então fazer o nosso rosto. Usámos trapilho para medirmos o nosso rosyo e para fazer de contorno do (...)
NO mês de Outubro comemora-se as bibliotecas escolares. Na nossa temos as educadora Cecília e Cristina que viram animar o livro "Diário de um Migrante". E foi muito bom Estivemos muito atentos e silenciosos. Já na sala e depois de conversarmos um pouco decidimos fazer um livro com os nossos sonhos.... não para nós mas para os outros que têm que partir por causa da guerra ou da fome... Também no âmbito do mês das bibliotecas, estamos a organizar uma biblioteca de exterior e (...)
Combinámos que dedicaríamos as tardes de terças feiras à música ou ao teatro e convidámos a sala 1 para virem assistir ao teatro do Capuchinho Vermelho. Foi a nossa primeira aparição pública e estávamos um pouco timidos mas conseguimos apresentar a peça.