Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

100 Histórias para Partilhar

Este blog pretende ser um espaço de partilha da prática pedagógica de uma educadora de infância. Todos os textos ,fotos e videos estão sujeitos ao RGPD.

Dom | 23.09.18

Cenário pedagógico I

Reiniciamos as atividades com muita vontade e nestes primeiros dias  já começámos a organizar a nossa sala.

Porque nos preocupamos tanto com as questões do cenário pedagógico? 

Porque queremos que as crianças se apropriem do espaço ( e do tempo) de forma efetiva e que compreendam que a sala é sua e esta pensada e organizada com eles. Acreditamos que a organização do cenário de aprendizagem constitui, quando partilhada com as crianças, em si própria um primeiro caminho para a aprendizagem , pois permite que as crianças se sintam responsáveis pela gestão do espaço onde as suas aprendizagens vão decorrer. 

A aprendizagem escolar consiste, portanto, não apenas no domínio dos instrumentos ou sistemas conceituais, de procedimentos de seu uso em abstrato, como também sua recontextualização no cenário escolar [...] .” (BAQUERO,1998,p.83) 

Na nossa sala fazemos muitas coisas mas primeiro temos que conhecer bem o espaço, construir as regras de funcionamento, identificar o que podemos fazer no Jardim da infância e foi isso mesmo que estivemos a fazer.

Depois de decidirmos quantos meninos poderiam estar em cada área de trabalho fomos, a pares, fazer esse registo.

DSCN5186.JPG

 Paralelamente à organização dos espaços, é necessário introduzir alguns instrumentos que apoiem essa mesma organização.

Aparece assim, o mapa de presenças em que é necessário que as crianças identifiquem o seu nome, sejam capazes de usar uma tabela de dupla entrada, consigam identificar o dia,etc. Todas estas competências vão sendo trabalhadas de forma progressiva e com uma autonomia crescente.

DSCN5184.JPG