Cenário pedagógico I
Reiniciamos as atividades com muita vontade e nestes primeiros dias já começámos a organizar a nossa sala.
Porque nos preocupamos tanto com as questões do cenário pedagógico?
Porque queremos que as crianças se apropriem do espaço ( e do tempo) de forma efetiva e que compreendam que a sala é sua e esta pensada e organizada com eles. Acreditamos que a organização do cenário de aprendizagem constitui, quando partilhada com as crianças, em si própria um primeiro caminho para a aprendizagem , pois permite que as crianças se sintam responsáveis pela gestão do espaço onde as suas aprendizagens vão decorrer.
A aprendizagem escolar consiste, portanto, não apenas no domínio dos instrumentos ou sistemas conceituais, de procedimentos de seu uso em abstrato, como também sua recontextualização no cenário escolar [...] .” (BAQUERO,1998,p.83)
Na nossa sala fazemos muitas coisas mas primeiro temos que conhecer bem o espaço, construir as regras de funcionamento, identificar o que podemos fazer no Jardim da infância e foi isso mesmo que estivemos a fazer.
Depois de decidirmos quantos meninos poderiam estar em cada área de trabalho fomos, a pares, fazer esse registo.
Paralelamente à organização dos espaços, é necessário introduzir alguns instrumentos que apoiem essa mesma organização.
Aparece assim, o mapa de presenças em que é necessário que as crianças identifiquem o seu nome, sejam capazes de usar uma tabela de dupla entrada, consigam identificar o dia,etc. Todas estas competências vão sendo trabalhadas de forma progressiva e com uma autonomia crescente.